ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013 |
Resumo: | Analisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância. |
id |
UFG-4_6b7dbe144ca4a8a32b38429f752c0684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9013 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilEducação FísicaCurrículo.CurrículoAnalisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância.Universidade Federal de Goiás2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa, pesquisa empírica de campo, pesquisa-participante, pesquisa com o cotidiano escolarapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/901310.5216/rpp.v14i1.9013Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013/9143Nunes, Kezia RodriguesFerreira Neto, Amarílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:00Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9013Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:39.747221Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Nunes, Kezia Rodrigues Educação Infantil Educação Física Currículo. Currículo |
title_short |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Nunes, Kezia Rodrigues |
author_facet |
Nunes, Kezia Rodrigues Ferreira Neto, Amarílio |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Neto, Amarílio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Kezia Rodrigues Ferreira Neto, Amarílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Educação Física Currículo. Currículo |
topic |
Educação Infantil Educação Física Currículo. Currículo |
description |
Analisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa, pesquisa empírica de campo, pesquisa-participante, pesquisa com o cotidiano escolar |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013 10.5216/rpp.v14i1.9013 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i1.9013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013/9143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856232157184 |