ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942 |
Resumo: | Resumo O estudo pretende adaptar e validar uma versão para o português do Brasil do (PEATID-III) e avaliar suas propriedades psicométricas. Participaram 76 professores de cursos de graduação em Educação Física de seis instituições de Educação Superior brasileira. As propriedades psicométricas foram analisadas com base no r produto-momento de Pearson (teste-reteste), nos coeficientes de Alpha de Cronbach e na análise fatorial exploratória (com rotação Varimax). Os resultados revelaram uma estrutura global com dois fatores, que explicam 55,28% da variância total. Foi concluído que a validação da versão pode ser utilizada em docentes universitários dos cursos de Educação Física do Brasil.Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Superior. Inclusão. |
id |
UFG-4_6be29f3c926a7f10dc9ba4ae8fc5a878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41942 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-IIIATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE A INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-IIIResumo O estudo pretende adaptar e validar uma versão para o português do Brasil do (PEATID-III) e avaliar suas propriedades psicométricas. Participaram 76 professores de cursos de graduação em Educação Física de seis instituições de Educação Superior brasileira. As propriedades psicométricas foram analisadas com base no r produto-momento de Pearson (teste-reteste), nos coeficientes de Alpha de Cronbach e na análise fatorial exploratória (com rotação Varimax). Os resultados revelaram uma estrutura global com dois fatores, que explicam 55,28% da variância total. Foi concluído que a validação da versão pode ser utilizada em docentes universitários dos cursos de Educação Física do Brasil.Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Superior. Inclusão.Abstract The study aims to adapt and validate a Portuguese from Brazilian version for the Physical Educators' Attitudes Toward Teaching Individuals with Disabilities-III (PEATID-III) and assess its psychometric properties. Seventy six teachers from Physical Education undergraduate courses from six Higher Education institutions from Alagoas State, Brazil, were used. The psychometric properties were analyzed based on the r product moment Pearson´s (test-retest), the Cronbach's Alpha coefficients and the exploratory factor analysis values (with Varimax rotation). The results revealed an overall structure with two factors that explain 55.28% of the total variance. It was concluded that the version of validation can be used in university teachers of physical education courses in Brazil. Keywords: Attitudes. Physical Education. Higher Education. Inclusion.Universidade Federal de Goiás2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4194210.5216/rpp.v21i1.41942Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Soraya Dayanna GuimarãesFumes, Neiza de Lourdes FredericoFerreira, José Pedro2018-04-07T01:41:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41942Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.533334Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE A INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
title |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
spellingShingle |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
title_short |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
title_full |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
title_fullStr |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
title_full_unstemmed |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
title_sort |
ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III |
author |
Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
author_facet |
Santos, Soraya Dayanna Guimarães Fumes, Neiza de Lourdes Frederico Ferreira, José Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Fumes, Neiza de Lourdes Frederico Ferreira, José Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Soraya Dayanna Guimarães Fumes, Neiza de Lourdes Frederico Ferreira, José Pedro |
description |
Resumo O estudo pretende adaptar e validar uma versão para o português do Brasil do (PEATID-III) e avaliar suas propriedades psicométricas. Participaram 76 professores de cursos de graduação em Educação Física de seis instituições de Educação Superior brasileira. As propriedades psicométricas foram analisadas com base no r produto-momento de Pearson (teste-reteste), nos coeficientes de Alpha de Cronbach e na análise fatorial exploratória (com rotação Varimax). Os resultados revelaram uma estrutura global com dois fatores, que explicam 55,28% da variância total. Foi concluído que a validação da versão pode ser utilizada em docentes universitários dos cursos de Educação Física do Brasil.Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Superior. Inclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942 10.5216/rpp.v21i1.41942 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i1.41942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41942/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858410049536 |