Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korsakas, Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tamara Tuono, Angélica, Gomes de Almeida, Alexandre, Castillo de Lima, Vivian, Paulo Borin, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054
Resumo: Invasion team sports have been investigated based on the complexity, and systemic methodological proposals have been derived from it. In light of complex thinking, we approach Sport Pedagogy and Sport Training Theory to discuss possibilities for integrating human dimensions in teaching/training processes through an interdisciplinary perspective, as a means of making learning tasks, teaching/training sessions and sports programs curricula more ecological and holistic. With that, we invite the academic community to reflect on alternatives for updating existing methodological proposals, the importance of interdisciplinary research, and the need to rethink higher education towards transdisciplinarity.
id UFG-4_72e14f9581ffddd02fb7f06443227114
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/70054
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasãoIntegrated MethodologyInvasion Team SportsComplex Thought.Metodologia IntegradaDeportes Colectivos de InvasiónPensamiento Complejo.Metodologia IntegradaModalidades Esportivas Coletivas de InvasãoPensamento Complexo.Invasion team sports have been investigated based on the complexity, and systemic methodological proposals have been derived from it. In light of complex thinking, we approach Sport Pedagogy and Sport Training Theory to discuss possibilities for integrating human dimensions in teaching/training processes through an interdisciplinary perspective, as a means of making learning tasks, teaching/training sessions and sports programs curricula more ecological and holistic. With that, we invite the academic community to reflect on alternatives for updating existing methodological proposals, the importance of interdisciplinary research, and the need to rethink higher education towards transdisciplinarity.Los deportes colectivos de invasión se han investigado a partir de la complejidad con propuestas metodológicas sistémicas. A la luz del pensamiento complejo, abordamos la Pedagogía Deportiva y la Teoría del Entrenamiento Deportivo y presentamos posibilidades de integración de las dimensiones humanas en los procesos de entrenamiento, a través de una perspectiva interdisciplinar, como medio para realizar tareas de aprendizaje, sesiones de enseñanza y los programas más ecológicos y holísticos. Con esto, invitamos a la comunidad académica a reflexionar sobre las posibilidades de incrementar las propuestas metodológicas existentes, la importancia de investigaciones interdisciplinarias y la necesidad de repensar la formación académica hacia la transdisciplinariedad.As modalidades coletivas de invasão têm sido investigadas a partir da complexidade, derivando propostas metodológicas de cunho sistêmico. À luz do pensamento complexo, aproximamos Pedagogia do Esporte e Teoria do Treinamento Esportivo para discutir possibilidades de integração das dimensões humanas nos processos de ensino/treino pela ótica interdisciplinar, como meio de tornar as tarefas de aprendizagem, as sessões de ensino/treino e os currículos de programas esportivos mais ecológicos e holísticos. Com isso, convidamos a comunidade acadêmica a refletir sobre alternativas de incremento das propostas metodológicas existentes, a importância de investigações interdisciplinares, e a necessidade de repensarmos a formação acadêmica rumo à transdisciplinaridade.Universidade Federal de Goiás2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/7005410.5216/rpp.v25.70054Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054/38371Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKorsakas, PaulaTamara Tuono, Angélica Gomes de Almeida, Alexandre Castillo de Lima, Vivian Paulo Borin, João2022-05-27T14:40:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/70054Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:39.577733Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
title Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
spellingShingle Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
Korsakas, Paula
Integrated Methodology
Invasion Team Sports
Complex Thought.
Metodologia Integrada
Deportes Colectivos de Invasión
Pensamiento Complejo.
Metodologia Integrada
Modalidades Esportivas Coletivas de Invasão
Pensamento Complexo.
title_short Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
title_full Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
title_fullStr Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
title_full_unstemmed Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
title_sort Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
author Korsakas, Paula
author_facet Korsakas, Paula
Tamara Tuono, Angélica
Gomes de Almeida, Alexandre
Castillo de Lima, Vivian
Paulo Borin, João
author_role author
author2 Tamara Tuono, Angélica
Gomes de Almeida, Alexandre
Castillo de Lima, Vivian
Paulo Borin, João
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Korsakas, Paula
Tamara Tuono, Angélica
Gomes de Almeida, Alexandre
Castillo de Lima, Vivian
Paulo Borin, João
dc.subject.por.fl_str_mv Integrated Methodology
Invasion Team Sports
Complex Thought.
Metodologia Integrada
Deportes Colectivos de Invasión
Pensamiento Complejo.
Metodologia Integrada
Modalidades Esportivas Coletivas de Invasão
Pensamento Complexo.
topic Integrated Methodology
Invasion Team Sports
Complex Thought.
Metodologia Integrada
Deportes Colectivos de Invasión
Pensamiento Complejo.
Metodologia Integrada
Modalidades Esportivas Coletivas de Invasão
Pensamento Complexo.
description Invasion team sports have been investigated based on the complexity, and systemic methodological proposals have been derived from it. In light of complex thinking, we approach Sport Pedagogy and Sport Training Theory to discuss possibilities for integrating human dimensions in teaching/training processes through an interdisciplinary perspective, as a means of making learning tasks, teaching/training sessions and sports programs curricula more ecological and holistic. With that, we invite the academic community to reflect on alternatives for updating existing methodological proposals, the importance of interdisciplinary research, and the need to rethink higher education towards transdisciplinarity.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054
10.5216/rpp.v25.70054
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v25.70054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054/38371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)
Pensar a Prática; v. 25 (2022)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860197871616