INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Coimbra Retz, Renato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barcelos, Marciel, dos Santos, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613
Resumo: RESUMOEste artigo investiga as relações estabelecidas pelas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com as rotinas escolares. Para tanto, caracterizou-se como um estudo etnográfico com a permanência dos pesquisadores em campo de março a dezembro de 2014. Utiliza como fontes o registro em diário de campo elaborado a partir da observação em diferentes lugares da escola (entrada, aula em sala e aula de Educação Física). Os dados apontam que as crianças se apropriam da cultura escolar para tensionar as rotinas, atendendo a seus desejos e necessidades, produzindo diferentes sentidos.Palavras chave: Educação Física. Práticas Infantis. Escolarização. Etnografia.
id UFG-4_7c9ff3278e4bc70cc22ade791a3cda09
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42613
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANASEducação FísicaPrática InfantisEscolarizaçãoEtnografiaRESUMOEste artigo investiga as relações estabelecidas pelas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com as rotinas escolares. Para tanto, caracterizou-se como um estudo etnográfico com a permanência dos pesquisadores em campo de março a dezembro de 2014. Utiliza como fontes o registro em diário de campo elaborado a partir da observação em diferentes lugares da escola (entrada, aula em sala e aula de Educação Física). Os dados apontam que as crianças se apropriam da cultura escolar para tensionar as rotinas, atendendo a seus desejos e necessidades, produzindo diferentes sentidos.Palavras chave: Educação Física. Práticas Infantis. Escolarização. Etnografia.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; etnografiaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4261310.5216/rpp.v20i3.42613Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Coimbra Retz, RenatoBarcelos, Marcieldos Santos, Wagner2017-11-07T10:44:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42613Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.021825Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
title INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
spellingShingle INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
Pereira Coimbra Retz, Renato
Educação Física
Prática Infantis
Escolarização
Etnografia
title_short INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
title_full INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
title_fullStr INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
title_full_unstemmed INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
title_sort INFÂNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: TENSÕES COTIDIANAS
author Pereira Coimbra Retz, Renato
author_facet Pereira Coimbra Retz, Renato
Barcelos, Marciel
dos Santos, Wagner
author_role author
author2 Barcelos, Marciel
dos Santos, Wagner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Coimbra Retz, Renato
Barcelos, Marciel
dos Santos, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática Infantis
Escolarização
Etnografia
topic Educação Física
Prática Infantis
Escolarização
Etnografia
description RESUMOEste artigo investiga as relações estabelecidas pelas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com as rotinas escolares. Para tanto, caracterizou-se como um estudo etnográfico com a permanência dos pesquisadores em campo de março a dezembro de 2014. Utiliza como fontes o registro em diário de campo elaborado a partir da observação em diferentes lugares da escola (entrada, aula em sala e aula de Educação Física). Os dados apontam que as crianças se apropriam da cultura escolar para tensionar as rotinas, atendendo a seus desejos e necessidades, produzindo diferentes sentidos.Palavras chave: Educação Física. Práticas Infantis. Escolarização. Etnografia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; etnografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613
10.5216/rpp.v20i3.42613
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.42613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858442555392