ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jose Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026
Resumo: O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.
id UFG-4_7d827e34e4dd07ec6cdcd07055db6982
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51026
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTILEducação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.EducaçãoO objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa-intervençãoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5102610.5216/rpp.v21i4.51026Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jose RicardoViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51026Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2018-12-27T23:00:50Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Silva, Jose Ricardo
Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.
Educação
title_short ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
author Silva, Jose Ricardo
author_facet Silva, Jose Ricardo
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
author_role author
author2 Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jose Ricardo
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.
Educação
topic Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.
Educação
description O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa-intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026
10.5216/rpp.v21i4.51026
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i4.51026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1789440282061701120