ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026 |
Resumo: | O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil. |
id |
UFG-4_7d827e34e4dd07ec6cdcd07055db6982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51026 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTILEducação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.EducaçãoO objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa-intervençãoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5102610.5216/rpp.v21i4.51026Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jose RicardoViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim2018-12-27T23:00:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51026Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2018-12-27T23:00:50Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Silva, Jose Ricardo Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural. Educação |
title_short |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Silva, Jose Ricardo |
author_facet |
Silva, Jose Ricardo Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim |
author_role |
author |
author2 |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jose Ricardo Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural. Educação |
topic |
Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural. Educação |
description |
O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa-intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026 10.5216/rpp.v21i4.51026 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.51026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1789440282061701120 |