AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. |
id |
UNIVASF-1_ef19e23e98a4385311c8cb591703c2a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1771 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍPráticas Corporais de AventuraPCAEducação FísicaEnsinoCurrículoO objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 323-3472177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1647https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1319Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida da Costa, Adelson Melquíades da Cruz, Francisco MárlonLima Franco, Maria do Socorrode Sousa Agapto, Raimundo ErickLuz Moura, Diego2024-01-15T19:30:38Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1771Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:30:38Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
title |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ Almeida da Costa, Adelson Práticas Corporais de Aventura PCA Educação Física Ensino Currículo |
title_short |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
title_full |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
title_sort |
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ |
author |
Almeida da Costa, Adelson |
author_facet |
Almeida da Costa, Adelson Melquíades da Cruz, Francisco Márlon Lima Franco, Maria do Socorro de Sousa Agapto, Raimundo Erick Luz Moura, Diego |
author_role |
author |
author2 |
Melquíades da Cruz, Francisco Márlon Lima Franco, Maria do Socorro de Sousa Agapto, Raimundo Erick Luz Moura, Diego |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida da Costa, Adelson Melquíades da Cruz, Francisco Márlon Lima Franco, Maria do Socorro de Sousa Agapto, Raimundo Erick Luz Moura, Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Corporais de Aventura PCA Educação Física Ensino Currículo |
topic |
Práticas Corporais de Aventura PCA Educação Física Ensino Currículo |
description |
O objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1647 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 323-347 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486890684416 |