AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida da Costa, Adelson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melquíades da Cruz, Francisco Márlon, Lima Franco, Maria do Socorro, de Sousa Agapto, Raimundo Erick, Luz Moura, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
id UNIVASF-1_ef19e23e98a4385311c8cb591703c2a1
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1771
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍPráticas Corporais de AventuraPCAEducação FísicaEnsinoCurrículoO objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 323-3472177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1647https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1319Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida da Costa, Adelson Melquíades da Cruz, Francisco MárlonLima Franco, Maria do Socorrode Sousa Agapto, Raimundo ErickLuz Moura, Diego2024-01-15T19:30:38Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1771Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:30:38Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
title AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
spellingShingle AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
Almeida da Costa, Adelson
Práticas Corporais de Aventura
PCA
Educação Física
Ensino
Currículo
title_short AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
title_full AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
title_fullStr AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
title_sort AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
author Almeida da Costa, Adelson
author_facet Almeida da Costa, Adelson
Melquíades da Cruz, Francisco Márlon
Lima Franco, Maria do Socorro
de Sousa Agapto, Raimundo Erick
Luz Moura, Diego
author_role author
author2 Melquíades da Cruz, Francisco Márlon
Lima Franco, Maria do Socorro
de Sousa Agapto, Raimundo Erick
Luz Moura, Diego
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida da Costa, Adelson
Melquíades da Cruz, Francisco Márlon
Lima Franco, Maria do Socorro
de Sousa Agapto, Raimundo Erick
Luz Moura, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Corporais de Aventura
PCA
Educação Física
Ensino
Currículo
topic Práticas Corporais de Aventura
PCA
Educação Física
Ensino
Currículo
description O objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1647
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1771/1319
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 323-347
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486890684416