PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola. |
id |
UFG-4_a765daf6282b1b8c95d7caa9093beabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42114 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULOEducação FísicaCurrículoCotidiano escolar.Educação Física EscolarO objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola.Universidade Federal de Goiás2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4211410.5216/rpp.v20i1.42114Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraPereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida2017-04-17T14:14:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42114Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.894477Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO Maldonado, Daniel Teixeira Educação Física Currículo Cotidiano escolar. Educação Física Escolar |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO |
author |
Maldonado, Daniel Teixeira |
author_facet |
Maldonado, Daniel Teixeira Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Daniel Teixeira Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Currículo Cotidiano escolar. Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Currículo Cotidiano escolar. Educação Física Escolar |
description |
O objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114 10.5216/rpp.v20i1.42114 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i1.42114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858417389568 |