PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114
Resumo: O objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola.
id UFG-4_a765daf6282b1b8c95d7caa9093beabe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42114
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULOEducação FísicaCurrículoCotidiano escolar.Educação Física EscolarO objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola.Universidade Federal de Goiás2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4211410.5216/rpp.v20i1.42114Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Daniel TeixeiraPereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida2017-04-17T14:14:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42114Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.894477Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
title PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
Maldonado, Daniel Teixeira
Educação Física
Currículo
Cotidiano escolar.
Educação Física Escolar
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida
author_role author
author2 Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Pereira dos Santos Silva, Sheila Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Currículo
Cotidiano escolar.
Educação Física Escolar
topic Educação Física
Currículo
Cotidiano escolar.
Educação Física Escolar
description O objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114
10.5216/rpp.v20i1.42114
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i1.42114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858417389568