PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Marcio Turini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro, DaCosta, Lamartine Pereira, Mataruna-dos-Santos, Leonardo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492
Resumo: Nos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos.  Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física.  Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos.
id UFG-4_b1d5472620a0b9c6f21e89d708eb0cbc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36492
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICANovas tecnologias para o ensinojogos eletrônicoseducação físicavaloresdesenvolvimento humano.Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação físicaNos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos.  Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física.  Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos.Universidade Federal de Goiás2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3649210.5216/rpp.v18i4.36492Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492/19784Constantino, Marcio TuriniVasconcellos, Carlos Henrique RibeiroDaCosta, Lamartine PereiraMataruna-dos-Santos, Leonardo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-24T14:21:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36492Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:07.038174Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Constantino, Marcio Turini
Novas tecnologias para o ensino
jogos eletrônicos
educação física
valores
desenvolvimento humano.
Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física
title_short PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
author Constantino, Marcio Turini
author_facet Constantino, Marcio Turini
Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro
DaCosta, Lamartine Pereira
Mataruna-dos-Santos, Leonardo José
author_role author
author2 Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro
DaCosta, Lamartine Pereira
Mataruna-dos-Santos, Leonardo José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Marcio Turini
Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro
DaCosta, Lamartine Pereira
Mataruna-dos-Santos, Leonardo José
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias para o ensino
jogos eletrônicos
educação física
valores
desenvolvimento humano.
Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física
topic Novas tecnologias para o ensino
jogos eletrônicos
educação física
valores
desenvolvimento humano.
Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física
description Nos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos.  Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física.  Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492
10.5216/rpp.v18i4.36492
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i4.36492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492/19784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857999007744