PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492 |
Resumo: | Nos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos. Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física. Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos. |
id |
UFG-4_b1d5472620a0b9c6f21e89d708eb0cbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36492 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICANovas tecnologias para o ensinojogos eletrônicoseducação físicavaloresdesenvolvimento humano.Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação físicaNos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos. Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física. Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos.Universidade Federal de Goiás2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3649210.5216/rpp.v18i4.36492Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492/19784Constantino, Marcio TuriniVasconcellos, Carlos Henrique RibeiroDaCosta, Lamartine PereiraMataruna-dos-Santos, Leonardo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-24T14:21:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36492Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:07.038174Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA Constantino, Marcio Turini Novas tecnologias para o ensino jogos eletrônicos educação física valores desenvolvimento humano. Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física |
title_short |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Constantino, Marcio Turini |
author_facet |
Constantino, Marcio Turini Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro DaCosta, Lamartine Pereira Mataruna-dos-Santos, Leonardo José |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro DaCosta, Lamartine Pereira Mataruna-dos-Santos, Leonardo José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Marcio Turini Vasconcellos, Carlos Henrique Ribeiro DaCosta, Lamartine Pereira Mataruna-dos-Santos, Leonardo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias para o ensino jogos eletrônicos educação física valores desenvolvimento humano. Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física |
topic |
Novas tecnologias para o ensino jogos eletrônicos educação física valores desenvolvimento humano. Aplicação de jogos eletrônicos nas aulas de educação física |
description |
Nos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos. Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física. Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492 10.5216/rpp.v18i4.36492 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i4.36492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492/19784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857999007744 |