Os jogos eletrônicos no cotidiano de estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagreca, Fabrício Barreto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34396
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar como os jogos eletrônicos estão presentes no cotidiano de estudantes de escola pública e particular do Município de Niterói considerando o período pandêmico. A Pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho foi organizado com uma contextualização do que são jogos eletrônicos e a história de desenvolvimento das plataformas de jogos. Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário em alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio ZeroHum e Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-Uff). Através desse questionário refletimos sobre o perfil de acesso a jogos eletrônicos desses estudantes, o consumo semanal de jogos eletrônicos em horas e se jogos eletrônicos estão sendo aplicados na Educação Básica, mais especificamente na disciplina de Educação Física escolar. Como resultado, obtivemos que os jogos eletrônicos estão fortemente presentes nas vivências dos estudantes. Mas também percebemos que a temática dos jogos eletrônicos estão pouco presentes nas escolas, inclusive nas aulas de Educação Física, que por sua característica poderia utilizar os jogos eletrônicos tanto como conteúdo como ferramenta metodológica.
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