A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardello, Eduarda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937
Resumo: Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais.
id UPF_cdd575f63bffb8b80ae0da707d5b5228
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1937
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2021-03-31T22:05:34Z2021-03-312021-03-31T22:05:34Z2020-12-03GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais.Games have been present in society for many years, as a form of leisure and relaxation, however, they have a fundamental role for learning and living in society. With technological advances, the electronic games, which became very popular and its evolution happened exponentially. In this context, Electronic Movement Games or Exergames were created, which allow the player to greater interactivity with the game. Considering this, this study aims to investigate which are the potentialities and challenges of electronic games to the teaching methodologies of the curricular component of Physical Education, to the teaching of children in the early years of elementary school. For that, we used authors such as Huizinga (2000), Ramos and Rocha (2012), Batista (2007) and Silva e Silva (2017) to deepen the thematic. Having as final considerations that, the use of games in the teaching methodologies of Physical Education stimulate, enhance and facilitate the practice of physical activity, but should not replace physical exercise and traditional sports.Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T22:05:34Z No. of bitstreams: 1 PF2021Eduarda Girardello.pdf: 66568 bytes, checksum: 4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-31T22:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Eduarda Girardello.pdf: 66568 bytes, checksum: 4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Educação - FAEDPedagogiaJogos eletrônicos de movimentoExergamesEducação FísicaA convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDarienzo, Maria AugustaGirardello, Eduardainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021Eduarda Girardello.pdfPF2021Eduarda Girardello.pdfArtigo de conclusão de curso de Eduarda Girardelloapplication/pdf66568http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/1/PF2021Eduarda%20Girardello.pdf4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62MD51riupf/19372021-03-31 19:05:34.251oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-03-31T22:05:34Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
title A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
spellingShingle A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
Girardello, Eduarda
Pedagogia
Jogos eletrônicos de movimento
Exergames
Educação Física
title_short A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
title_full A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
title_fullStr A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
title_full_unstemmed A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
title_sort A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
author Girardello, Eduarda
author_facet Girardello, Eduarda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Darienzo, Maria Augusta
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardello, Eduarda
contributor_str_mv Darienzo, Maria Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Jogos eletrônicos de movimento
Exergames
Educação Física
topic Pedagogia
Jogos eletrônicos de movimento
Exergames
Educação Física
description Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T22:05:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31
2021-03-31T22:05:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937
identifier_str_mv GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação - FAED
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/1/PF2021Eduarda%20Girardello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492622825717760