A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937 |
Resumo: | Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais. |
id |
UPF_cdd575f63bffb8b80ae0da707d5b5228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1937 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2021-03-31T22:05:34Z2021-03-312021-03-31T22:05:34Z2020-12-03GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais.Games have been present in society for many years, as a form of leisure and relaxation, however, they have a fundamental role for learning and living in society. With technological advances, the electronic games, which became very popular and its evolution happened exponentially. In this context, Electronic Movement Games or Exergames were created, which allow the player to greater interactivity with the game. Considering this, this study aims to investigate which are the potentialities and challenges of electronic games to the teaching methodologies of the curricular component of Physical Education, to the teaching of children in the early years of elementary school. For that, we used authors such as Huizinga (2000), Ramos and Rocha (2012), Batista (2007) and Silva e Silva (2017) to deepen the thematic. Having as final considerations that, the use of games in the teaching methodologies of Physical Education stimulate, enhance and facilitate the practice of physical activity, but should not replace physical exercise and traditional sports.Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T22:05:34Z No. of bitstreams: 1 PF2021Eduarda Girardello.pdf: 66568 bytes, checksum: 4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-31T22:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Eduarda Girardello.pdf: 66568 bytes, checksum: 4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Educação - FAEDPedagogiaJogos eletrônicos de movimentoExergamesEducação FísicaA convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDarienzo, Maria AugustaGirardello, Eduardainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021Eduarda Girardello.pdfPF2021Eduarda Girardello.pdfArtigo de conclusão de curso de Eduarda Girardelloapplication/pdf66568http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/1/PF2021Eduarda%20Girardello.pdf4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62MD51riupf/19372021-03-31 19:05:34.251oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-03-31T22:05:34Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
title |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
spellingShingle |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física Girardello, Eduarda Pedagogia Jogos eletrônicos de movimento Exergames Educação Física |
title_short |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
title_full |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
title_fullStr |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
title_full_unstemmed |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
title_sort |
A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física |
author |
Girardello, Eduarda |
author_facet |
Girardello, Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Darienzo, Maria Augusta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girardello, Eduarda |
contributor_str_mv |
Darienzo, Maria Augusta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Jogos eletrônicos de movimento Exergames Educação Física |
topic |
Pedagogia Jogos eletrônicos de movimento Exergames Educação Física |
description |
Os jogos estão presentes na sociedade há muitos anos, como forma de lazer e descontração, no entanto, possuem um papel fundamental para o aprendizado e o convívio em sociedade. Com o avanço tecnológico surgiram os jogos eletrônicos, que se popularizaram muito rapidamente e sua evolução aconteceu de forma exponencial. Nesse contexto, foram criados os Jogos Eletrônicos de Movimento ou Exergames , que permitem ao jogador maior interatividade com o jogo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e desafios dos jogos eletrônicos às metodologias de ensino do componente curricular de Educação Física, ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizados autores como Huizinga (2000), Ramos e Rocha (2012), Batista (2007) e Silva e Silva (2017) para aprofundar a temática. Tendo como considerações finais que, o uso de games nas metodologias de ensino da Educação Física estimulam, potencializam e facilitam a prática de atividade física, porém não devem substituir exercícios físicos e esportes tradicionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-31T22:05:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-31 2021-03-31T22:05:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937 |
identifier_str_mv |
GIRARDELLO, Eduarda. A convergência entre jogos eletrônicos de movimento e a Educação Física. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - FAED |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1937/1/PF2021Eduarda%20Girardello.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 4c0d127981f5c65b8c3be8107db6fb62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492622825717760 |