"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234 |
Resumo: | “ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola. "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School. "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. |
id |
UFG-4_b63ff3cecfb1825d14147a299a649b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30234 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLAEducação FísicaPráticas corporaisEscola.“ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola. "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School. "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3023410.5216/rpp.v17i4.30234Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234/17750Gregório, Leiriane ViveirosWiggers, Ingrid DittrichAlmeida, Dulce Filgueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30234Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.913165Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
title |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
spellingShingle |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA Gregório, Leiriane Viveiros Educação Física Práticas corporais Escola. |
title_short |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
title_full |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
title_fullStr |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
title_sort |
"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA |
author |
Gregório, Leiriane Viveiros |
author_facet |
Gregório, Leiriane Viveiros Wiggers, Ingrid Dittrich Almeida, Dulce Filgueira de |
author_role |
author |
author2 |
Wiggers, Ingrid Dittrich Almeida, Dulce Filgueira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregório, Leiriane Viveiros Wiggers, Ingrid Dittrich Almeida, Dulce Filgueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Práticas corporais Escola. |
topic |
Educação Física Práticas corporais Escola. |
description |
“ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola. "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School. "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234 10.5216/rpp.v17i4.30234 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i4.30234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234/17750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857579577344 |