"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Leiriane Viveiros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wiggers, Ingrid Dittrich, Almeida, Dulce Filgueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234
Resumo: “ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola.  "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School.   "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. 
id UFG-4_b63ff3cecfb1825d14147a299a649b29
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30234
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLAEducação FísicaPráticas corporaisEscola.“ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola.  "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School.   "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3023410.5216/rpp.v17i4.30234Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234/17750Gregório, Leiriane ViveirosWiggers, Ingrid DittrichAlmeida, Dulce Filgueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30234Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.913165Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
title "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
spellingShingle "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
Gregório, Leiriane Viveiros
Educação Física
Práticas corporais
Escola.
title_short "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
title_full "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
title_fullStr "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
title_full_unstemmed "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
title_sort "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
author Gregório, Leiriane Viveiros
author_facet Gregório, Leiriane Viveiros
Wiggers, Ingrid Dittrich
Almeida, Dulce Filgueira de
author_role author
author2 Wiggers, Ingrid Dittrich
Almeida, Dulce Filgueira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Leiriane Viveiros
Wiggers, Ingrid Dittrich
Almeida, Dulce Filgueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Práticas corporais
Escola.
topic Educação Física
Práticas corporais
Escola.
description “ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola.  "THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL AbstractThe goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school. Keywords: Physical Education. Body practices. School.   "ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA ResumenEl presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela. Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234
10.5216/rpp.v17i4.30234
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i4.30234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30234/17750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857579577344