Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637 |
Resumo: | Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas. |
id |
UNIJ_350ead2fe1991d50ecc32cdaa1c2ffa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3637 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas2016-08-2420152016-08-24T12:45:01Z2016-08-24T12:45:01ZDesde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas.52 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação física escolarGêneroPráticas corporaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637DMD_hdl_123456789/3637Halabura, Débora Vanessa dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3637/1/TCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdfapplication/pdf321520http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3637/1/TCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdf74486f3134984d2e5588143428def63aMD5123456789_3637_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
title |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
spellingShingle |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas Halabura, Débora Vanessa dos Santos Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Gênero Práticas corporais |
title_short |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
title_full |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
title_fullStr |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
title_sort |
Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas |
author |
Halabura, Débora Vanessa dos Santos |
author_facet |
Halabura, Débora Vanessa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halabura, Débora Vanessa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Gênero Práticas corporais |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Gênero Práticas corporais |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas. 52 f. |
description |
Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-08-24T12:45:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T12:45:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637 DMD_hdl_123456789/3637 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415436466978816 |