Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halabura, Débora Vanessa dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637
Resumo: Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas.
id UNIJ_350ead2fe1991d50ecc32cdaa1c2ffa8
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3637
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas2016-08-2420152016-08-24T12:45:01Z2016-08-24T12:45:01ZDesde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas.52 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação física escolarGêneroPráticas corporaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637DMD_hdl_123456789/3637Halabura, Débora Vanessa dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3637/1/TCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdfapplication/pdf321520http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3637/1/TCC%20D%c3%89BORA%20%20VANESSA%20S.%20HALABURA.pdf74486f3134984d2e5588143428def63aMD5123456789_3637_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
title Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
spellingShingle Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
Halabura, Débora Vanessa dos Santos
Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Gênero
Práticas corporais
title_short Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
title_full Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
title_fullStr Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
title_full_unstemmed Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
title_sort Educação física escolar e gênero: relatos de adolescentes sobre suas práticas corporais em aulas mistas e separadas
author Halabura, Débora Vanessa dos Santos
author_facet Halabura, Débora Vanessa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halabura, Débora Vanessa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Gênero
Práticas corporais
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Gênero
Práticas corporais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas.
52 f.
description Desde o nascimento somos influenciados para a construção de gênero feminino e masculino. Meninas são cobertas de mimos cor de rosa e meninos de azul, meninas brincam de boneca e meninos de carrinho, meninas dançam, meninos jogam bola, meninos podem, meninas não podem, assim muitas vezes restringindo algumas práticas corporais para ambos os sexos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender qual é a percepção dos alunos sobre suas práticas corporais na Educação Física Escolar em aulas mistas e separadas, como também compreender como ocorreram e ocorre a interação de meninos e meninas nas aulas. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A investigação consiste em um estudo de caso com nove alunos, sendo quatro meninas e cinco meninos da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias e experiências na Educação Física Escolar. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram as experiências dos alunos na Educação Física no Ensino Fundamental não foram umas das melhores, as aulas eram mistas, porém meninas e meninos realizavam atividades diferentes, os professores não davam muita importância e deixavam os mesmos escolherem o que queriam realizar, ficando quase sempre futebol para meninos e vôlei para meninas, como também apresentavam práticas excludentes. No aspecto das aulas mistas e aulas separadas por sexo no Ensino Médio meninas se sentem mais à vontade em aulas apenas com meninas, como também conseguem ter mais tempo em determinado esporte. Já os meninos também jogam melhor tal esporte sem a presença das meninas.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-08-24T12:45:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T12:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637
DMD_hdl_123456789/3637
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3637
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415436466978816