O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fábio Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza Júnior, Marcílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003
Resumo: Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular. PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e Treinamento
id UFG-4_bf2955b3363cacd9e719014a3e87cf5f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13003
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICAcurrículocríticocurrículoEste texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular. PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e TreinamentoUniversidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1300310.5216/rpp.v16i1.13003Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003/13756Sousa, Fábio CunhaSouza Júnior, Marcílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13003Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:43.922043Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
title O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
spellingShingle O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
Sousa, Fábio Cunha
currículo
crítico
currículo
title_short O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
title_full O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
title_fullStr O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
title_full_unstemmed O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
title_sort O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
author Sousa, Fábio Cunha
author_facet Sousa, Fábio Cunha
Souza Júnior, Marcílio
author_role author
author2 Souza Júnior, Marcílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Fábio Cunha
Souza Júnior, Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
crítico
currículo
topic currículo
crítico
currículo
description Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular. PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e Treinamento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003
10.5216/rpp.v16i1.13003
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.13003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003/13756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856614887424