(IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596
Resumo: O texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.
id UFG-4_c310b841d3e843cd0413c68346f5fd5b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34596
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICADança. Saberes Profissionais. Reflexão.EducaçãoO texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.Universidade Federal de Goiás2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3459610.5216/rpp.v18i3.34596Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596/19043Florêncio, Samara Queiroz do NascimentoGomes-da-Silva, Pierre Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T14:33:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34596Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.671458Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Dança. Saberes Profissionais. Reflexão.
Educação
title_short (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
author_facet Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author_role author
author2 Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Saberes Profissionais. Reflexão.
Educação
topic Dança. Saberes Profissionais. Reflexão.
Educação
description O texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596
10.5216/rpp.v18i3.34596
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i3.34596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596/19043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857971744768