Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850
Resumo: Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual.
id UNIJ_eb60326495d338866537444f587033d9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1850
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar2013-11-0420132013-11-04T18:43:48Z2013-11-04T18:43:48ZFoi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual.101 f.Prática profissionalFarmácia hospitalarSaberes profissionaisFazeres profissionaisInteração profissionalReflexãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850DMD_hdl_123456789/1850Karlinski, Marga Andréia Dal Caroboporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1850/1/Marga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfapplication/pdf701990http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1850/1/Marga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfdca2e1f90c4e419bd293eb6c4052f13eMD5123456789_1850_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
title Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
spellingShingle Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo
Prática profissional
Farmácia hospitalar
Saberes profissionais
Fazeres profissionais
Interação profissional
Reflexão
title_short Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
title_full Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
title_fullStr Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
title_full_unstemmed Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
title_sort Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
author Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo
author_facet Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Farmácia hospitalar
Saberes profissionais
Fazeres profissionais
Interação profissional
Reflexão
topic Prática profissional
Farmácia hospitalar
Saberes profissionais
Fazeres profissionais
Interação profissional
Reflexão
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual.
101 f.
description Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-11-04T18:43:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-04T18:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850
DMD_hdl_123456789/1850
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797854117888