COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Siomara Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico.
id UFG-4_c60e97517b7370f83a9d124d611a9d92
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18112
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICAEducação. Educação Física e Treinamento.Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação BásicaO objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico.Universidade Federal de Goiás2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1811210.5216/rpp.v16i3.18112Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112/15243Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima CamposSilva, Siomara Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:23:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18112Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:51.523507Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
title COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
spellingShingle COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Educação. Educação Física e Treinamento.
Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica
title_short COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
title_sort COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
author Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
author_facet Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Silva, Siomara Aparecida
author_role author
author2 Silva, Siomara Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Silva, Siomara Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação Física e Treinamento.
Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica
topic Educação. Educação Física e Treinamento.
Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica
description O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112
10.5216/rpp.v16i3.18112
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i3.18112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112/15243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857108766720