COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico. |
id |
UFG-4_c60e97517b7370f83a9d124d611a9d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18112 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICAEducação. Educação Física e Treinamento.Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação BásicaO objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico.Universidade Federal de Goiás2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1811210.5216/rpp.v16i3.18112Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112/15243Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima CamposSilva, Siomara Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:23:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18112Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:51.523507Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
title |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos Educação. Educação Física e Treinamento. Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica |
title_short |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_sort |
COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA |
author |
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos |
author_facet |
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos Silva, Siomara Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Siomara Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos Silva, Siomara Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação Física e Treinamento. Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica |
topic |
Educação. Educação Física e Treinamento. Coordenação motora e Indice de desenvolvimento da Educação Básica |
description |
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.ABSTRAT The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.Keywords: Education. Physical Education and Training.RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación. Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112 10.5216/rpp.v16i3.18112 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i3.18112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112/15243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013) Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857108766720 |