O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552 |
Resumo: | O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais. |
id |
UFG-4_d4137dce6797cfb364216cdd009dca56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69552 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencialEnsino Remoto EmergencialCurrículo cultural]Educação FísicaPandemia de Covid-19O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais.Universidade Federal de Goiás2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6955210.5216/rpp.v25.69552Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552/38027Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Souza, Raquel AlineGarcia Neira, Marcos2022-04-07T17:25:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69552Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:38.920822Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
title |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial Pereira de Souza, Raquel Aline Ensino Remoto Emergencial Currículo cultural] Educação Física Pandemia de Covid-19 |
title_short |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
title_full |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
title_sort |
O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial |
author |
Pereira de Souza, Raquel Aline |
author_facet |
Pereira de Souza, Raquel Aline Garcia Neira, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Neira, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Souza, Raquel Aline Garcia Neira, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial Currículo cultural] Educação Física Pandemia de Covid-19 |
topic |
Ensino Remoto Emergencial Currículo cultural] Educação Física Pandemia de Covid-19 |
description |
O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552 10.5216/rpp.v25.69552 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v25.69552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552/38027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 25 (2022) Pensar a Prática; v. 25 (2022) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860177948672 |