O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Souza, Raquel Aline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia Neira, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552
Resumo: O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais.
id UFG-4_d4137dce6797cfb364216cdd009dca56
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69552
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencialEnsino Remoto EmergencialCurrículo cultural]Educação FísicaPandemia de Covid-19O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais.Universidade Federal de Goiás2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6955210.5216/rpp.v25.69552Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552/38027Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Souza, Raquel AlineGarcia Neira, Marcos2022-04-07T17:25:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69552Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:38.920822Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
title O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
spellingShingle O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
Pereira de Souza, Raquel Aline
Ensino Remoto Emergencial
Currículo cultural]
Educação Física
Pandemia de Covid-19
title_short O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
title_full O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
title_fullStr O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
title_sort O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial
author Pereira de Souza, Raquel Aline
author_facet Pereira de Souza, Raquel Aline
Garcia Neira, Marcos
author_role author
author2 Garcia Neira, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Souza, Raquel Aline
Garcia Neira, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Currículo cultural]
Educação Física
Pandemia de Covid-19
topic Ensino Remoto Emergencial
Currículo cultural]
Educação Física
Pandemia de Covid-19
description O ensino remoto emergencial foi adotado por algumas redes de ensino brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Diante disso, a presente investigação de caráter qualitativo, se propôs a analisar dois relatos de experiências escritos por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, objetivando identificar os limites e possibilidades da proposta diante das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico. A pesquisa evidenciou que essa vertente proporciona a flexibilidade necessária ao ensino remoto emergencial, contribuindo, portanto, para a permanência de um trabalho pedagógico de qualidade e possibilitando a continuidade do isolamento social, até que seja seguro o retorno às aulas presenciais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552
10.5216/rpp.v25.69552
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v25.69552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69552/38027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)
Pensar a Prática; v. 25 (2022)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874860177948672