PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cruz Custódio, Glauber César, Santos Barroso, Yuri Windson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348
Resumo: Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.
id UFG-4_d5a3addc581d9a107fa11de6e66031a2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35348
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICAFormação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.Formação de professor de Educação FísicaFoi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa (descritiva exploratória)application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3534810.5216/rpp.v19i2.35348Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioCruz Custódio, Glauber CésarSantos Barroso, Yuri Windson2016-07-12T16:24:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35348Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.457067Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
title PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
spellingShingle PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Paixão, Jairo Antônio
Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.
Formação de professor de Educação Física
title_short PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
title_full PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
title_fullStr PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
title_full_unstemmed PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
title_sort PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
author Paixão, Jairo Antônio
author_facet Paixão, Jairo Antônio
Cruz Custódio, Glauber César
Santos Barroso, Yuri Windson
author_role author
author2 Cruz Custódio, Glauber César
Santos Barroso, Yuri Windson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antônio
Cruz Custódio, Glauber César
Santos Barroso, Yuri Windson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.
Formação de professor de Educação Física
topic Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.
Formação de professor de Educação Física
description Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa (descritiva exploratória)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348
10.5216/rpp.v19i2.35348
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i2.35348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857986424832