PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348 |
Resumo: | Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial. |
id |
UFG-4_d5a3addc581d9a107fa11de6e66031a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35348 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICAFormação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.Formação de professor de Educação FísicaFoi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa (descritiva exploratória)application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3534810.5216/rpp.v19i2.35348Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioCruz Custódio, Glauber CésarSantos Barroso, Yuri Windson2016-07-12T16:24:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35348Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.457067Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
title |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
spellingShingle |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA Paixão, Jairo Antônio Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica. Formação de professor de Educação Física |
title_short |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
title_full |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
title_fullStr |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
title_sort |
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio Cruz Custódio, Glauber César Santos Barroso, Yuri Windson |
author_role |
author |
author2 |
Cruz Custódio, Glauber César Santos Barroso, Yuri Windson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio Cruz Custódio, Glauber César Santos Barroso, Yuri Windson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica. Formação de professor de Educação Física |
topic |
Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica. Formação de professor de Educação Física |
description |
Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa (descritiva exploratória) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348 10.5216/rpp.v19i2.35348 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i2.35348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35348/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857986424832 |