ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257 |
Resumo: | Buscou identificar, analisar e comparar as dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física no início de carreira com formação em bacharelado e em licenciatura atuantes na região dos Inconfidentes em Minas Gerais. A partir do estudo de campo, qualitativo, com 28 docentes. A formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos e suficientes para a atuação nos espaços de intervenção. A dissonância teoria e prática presente na formação inicial desencadeou uma série de dificuldades percebidas pelos professores. Outras dificuldades como lidar com a diversidade de objetivos buscados pelos frequentadores das academias e a falta de reconhecimento e legitimidade da Educação Física como componente curricular na escola. |
id |
UFG-4_e4b038f1a353d7883175cfa20c65e21b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/45257 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRAAcademia de ginástica. Educação Básica. Início de carreira. Atuação profissional.Buscou identificar, analisar e comparar as dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física no início de carreira com formação em bacharelado e em licenciatura atuantes na região dos Inconfidentes em Minas Gerais. A partir do estudo de campo, qualitativo, com 28 docentes. A formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos e suficientes para a atuação nos espaços de intervenção. A dissonância teoria e prática presente na formação inicial desencadeou uma série de dificuldades percebidas pelos professores. Outras dificuldades como lidar com a diversidade de objetivos buscados pelos frequentadores das academias e a falta de reconhecimento e legitimidade da Educação Física como componente curricular na escola.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4525710.5216/rpp.v20i3.45257Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo Antônio2017-11-07T10:44:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/45257Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:17.335168Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
title |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
spellingShingle |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA Paixão, Jairo Antônio Academia de ginástica. Educação Básica. Início de carreira. Atuação profissional. |
title_short |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
title_full |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
title_fullStr |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
title_full_unstemmed |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
title_sort |
ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academia de ginástica. Educação Básica. Início de carreira. Atuação profissional. |
topic |
Academia de ginástica. Educação Básica. Início de carreira. Atuação profissional. |
description |
Buscou identificar, analisar e comparar as dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física no início de carreira com formação em bacharelado e em licenciatura atuantes na região dos Inconfidentes em Minas Gerais. A partir do estudo de campo, qualitativo, com 28 docentes. A formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos e suficientes para a atuação nos espaços de intervenção. A dissonância teoria e prática presente na formação inicial desencadeou uma série de dificuldades percebidas pelos professores. Outras dificuldades como lidar com a diversidade de objetivos buscados pelos frequentadores das academias e a falta de reconhecimento e legitimidade da Educação Física como componente curricular na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257 10.5216/rpp.v20i3.45257 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.45257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858767613952 |