O COTIDIANO DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESPAÇO E TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES LÚDICO-MOTORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reverdito, Riller Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Capellari Costa, Silvana Vilela, Oliveira, Ester Jesus de, Capellari, Ademar José, Simões, Allan Costa, Mota, Marcela Caroline Martins da, Anjos, Yara Vieira dos, Barros, Magda Jaciara Andrade, Tolocka, Rute Estanislava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16809
Resumo: O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.
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