A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712 |
Resumo: | O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional. |
id |
UFG-4_f1beab748dbbc428c6bb3b94b1dd90f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49712 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICAPrática pedagógicaformação de professorEducação Física.Prática docenteO estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4971210.5216/rpp.v21i4.49712Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioSouza, Ederley EmanuelSousa, Jefferson TeixeiraDella Lucia, Emanuel Mattos2021-03-11T18:16:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49712Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.421116Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Paixão, Jairo Antônio Prática pedagógica formação de professor Educação Física. Prática docente |
title_short |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio Souza, Ederley Emanuel Sousa, Jefferson Teixeira Della Lucia, Emanuel Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ederley Emanuel Sousa, Jefferson Teixeira Della Lucia, Emanuel Mattos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio Souza, Ederley Emanuel Sousa, Jefferson Teixeira Della Lucia, Emanuel Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica formação de professor Educação Física. Prática docente |
topic |
Prática pedagógica formação de professor Educação Física. Prática docente |
description |
O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712 10.5216/rpp.v21i4.49712 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i4.49712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858851500032 |