Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física. |
id |
UFRPE_0dcf0401419a6e0907034d284f0fe04f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4084 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.Professores de Educação Física - FormaçãoPrática docentePrática pedagógicaEducação Física escolarO presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.The present work proposes the analysis of the Pedagogical Residency Program with a method to identify its contributions to the initial training of teachers from their theoretical training and practical experience in the field school of undergraduate students of the Physical Education Licentiate Course at the Federal University Rural de Pernambuco (UFRPE) during the period from August 2018 to January 2020. In this sense, we will discuss the importance of initial teacher training, at the same time identifying the contributions of the Pedagogical Residency Program and what it brings with it of relevance for the advancement and improvement of teacher training courses so that residents can acquire professional experiences with quality to meet the demand of basic education in Brazil. Faced with this question, the study is qualitative research with a documentary nature, having as sources for this study: the plan of activities that were acquired by the residents, as well as the questionnaire regarding the productions carried out by each resident within the school. field and the final report, requested as a requirement for completing the program. Based on a content analysis of documents that intend to identify that the contributions of the Pedagogical Residency Program to the initial training of teachers in the Physical Education Licentiate Course at UFRPE, are related to the practical experience of residents on the school floor, the development professional safety and autonomy in the classroom, construction of professional identity, preparation and planning of classes throughout the school year, as well as a greater commitment to the school education of children and adolescents in basic education, starting with Physical Education.BrasilPaiva, Andréa Carla dehttp://lattes.cnpq.br/3304918830917105http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Ferreira, Marcilio Felix2023-03-07T19:28:45Z2023-03-07T19:28:45Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfFerreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-07T19:29:14Zoai:dspace:123456789/4084Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-07T19:29:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
title |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
spellingShingle |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. Ferreira, Marcilio Felix Professores de Educação Física - Formação Prática docente Prática pedagógica Educação Física escolar |
title_short |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
title_full |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
title_fullStr |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
title_full_unstemmed |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
title_sort |
Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. |
author |
Ferreira, Marcilio Felix |
author_facet |
Ferreira, Marcilio Felix |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Andréa Carla de http://lattes.cnpq.br/3304918830917105 http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcilio Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de Educação Física - Formação Prática docente Prática pedagógica Educação Física escolar |
topic |
Professores de Educação Física - Formação Prática docente Prática pedagógica Educação Física escolar |
description |
O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 2023-03-07T19:28:45Z 2023-03-07T19:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ferreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277156980686848 |