Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcilio Felix
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084
Resumo: O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.
id UFRPE_0dcf0401419a6e0907034d284f0fe04f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4084
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.Professores de Educação Física - FormaçãoPrática docentePrática pedagógicaEducação Física escolarO presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.The present work proposes the analysis of the Pedagogical Residency Program with a method to identify its contributions to the initial training of teachers from their theoretical training and practical experience in the field school of undergraduate students of the Physical Education Licentiate Course at the Federal University Rural de Pernambuco (UFRPE) during the period from August 2018 to January 2020. In this sense, we will discuss the importance of initial teacher training, at the same time identifying the contributions of the Pedagogical Residency Program and what it brings with it of relevance for the advancement and improvement of teacher training courses so that residents can acquire professional experiences with quality to meet the demand of basic education in Brazil. Faced with this question, the study is qualitative research with a documentary nature, having as sources for this study: the plan of activities that were acquired by the residents, as well as the questionnaire regarding the productions carried out by each resident within the school. field and the final report, requested as a requirement for completing the program. Based on a content analysis of documents that intend to identify that the contributions of the Pedagogical Residency Program to the initial training of teachers in the Physical Education Licentiate Course at UFRPE, are related to the practical experience of residents on the school floor, the development professional safety and autonomy in the classroom, construction of professional identity, preparation and planning of classes throughout the school year, as well as a greater commitment to the school education of children and adolescents in basic education, starting with Physical Education.BrasilPaiva, Andréa Carla dehttp://lattes.cnpq.br/3304918830917105http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Ferreira, Marcilio Felix2023-03-07T19:28:45Z2023-03-07T19:28:45Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfFerreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-07T19:29:14Zoai:dspace:123456789/4084Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-07T19:29:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
title Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
spellingShingle Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
Ferreira, Marcilio Felix
Professores de Educação Física - Formação
Prática docente
Prática pedagógica
Educação Física escolar
title_short Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
title_full Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
title_fullStr Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
title_full_unstemmed Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
title_sort Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física.
author Ferreira, Marcilio Felix
author_facet Ferreira, Marcilio Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Andréa Carla de
http://lattes.cnpq.br/3304918830917105
http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcilio Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de Educação Física - Formação
Prática docente
Prática pedagógica
Educação Física escolar
topic Professores de Educação Física - Formação
Prática docente
Prática pedagógica
Educação Física escolar
description O presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
2023-03-07T19:28:45Z
2023-03-07T19:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084
identifier_str_mv Ferreira, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277156980686848