A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Ederley Emanuel, Sousa, Jefferson Teixeira, Della Lucia, Emanuel Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712
Resumo: O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um  curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.
id UFG-4_f1beab748dbbc428c6bb3b94b1dd90f8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49712
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICAPrática pedagógicaformação de professorEducação Física.Prática docenteO estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um  curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.Universidade Federal de Goiás2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4971210.5216/rpp.v21i4.49712Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Jairo AntônioSouza, Ederley EmanuelSousa, Jefferson TeixeiraDella Lucia, Emanuel Mattos2021-03-11T18:16:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49712Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.421116Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Paixão, Jairo Antônio
Prática pedagógica
formação de professor
Educação Física.
Prática docente
title_short A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
author Paixão, Jairo Antônio
author_facet Paixão, Jairo Antônio
Souza, Ederley Emanuel
Sousa, Jefferson Teixeira
Della Lucia, Emanuel Mattos
author_role author
author2 Souza, Ederley Emanuel
Sousa, Jefferson Teixeira
Della Lucia, Emanuel Mattos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antônio
Souza, Ederley Emanuel
Sousa, Jefferson Teixeira
Della Lucia, Emanuel Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
formação de professor
Educação Física.
Prática docente
topic Prática pedagógica
formação de professor
Educação Física.
Prática docente
description O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um  curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712
10.5216/rpp.v21i4.49712
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i4.49712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 4 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 4 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858851500032