A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Carlos Rey
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira, Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955
Resumo: A utilização de realidade virtual está cada vez mais presente nas tarefas cotidianas. O objetivo desse estudo foi investigar o benefício da prática anterior em um jogo de computador no desempenho de uma tarefa semelhante no mundo real. Participaram do estudo 24 crianças que foram aleatoriamente divididos em Grupo Virtual (GV) e Grupo Real (GR). No GV os sujeitos praticaram a tarefa virtual e depois real, no GR os sujeitos praticaram somente a tarefa real. Os resultados indicaram que houve uma superioridade no desempenho daquelas que executaram em um ambiente virtual (p<0,004). Conclui-se que a prática virtual pode ser benéfica para o desempenho nessa habilidade motora.
id UFG-4_f2deef6fea7433b299377f3298b48fdd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/21955
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESATransferência de aprendizagemExergame4.09.00.00-2 - educação físicaA utilização de realidade virtual está cada vez mais presente nas tarefas cotidianas. O objetivo desse estudo foi investigar o benefício da prática anterior em um jogo de computador no desempenho de uma tarefa semelhante no mundo real. Participaram do estudo 24 crianças que foram aleatoriamente divididos em Grupo Virtual (GV) e Grupo Real (GR). No GV os sujeitos praticaram a tarefa virtual e depois real, no GR os sujeitos praticaram somente a tarefa real. Os resultados indicaram que houve uma superioridade no desempenho daquelas que executaram em um ambiente virtual (p<0,004). Conclui-se que a prática virtual pode ser benéfica para o desempenho nessa habilidade motora.Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa quasi-experimentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2195510.5216/rpp.v17i1.21955Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955/16397Perez, Carlos ReyNeiva, Jaqueline Freitas de OliveiraMonteiro, Carlos Bandeira de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T11:35:33Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/21955Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:54.998772Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
title A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
spellingShingle A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
Perez, Carlos Rey
Transferência de aprendizagem
Exergame
4.09.00.00-2 - educação física
title_short A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
title_full A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
title_fullStr A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
title_full_unstemmed A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
title_sort A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA
author Perez, Carlos Rey
author_facet Perez, Carlos Rey
Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
author_role author
author2 Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Carlos Rey
Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de aprendizagem
Exergame
4.09.00.00-2 - educação física
topic Transferência de aprendizagem
Exergame
4.09.00.00-2 - educação física
description A utilização de realidade virtual está cada vez mais presente nas tarefas cotidianas. O objetivo desse estudo foi investigar o benefício da prática anterior em um jogo de computador no desempenho de uma tarefa semelhante no mundo real. Participaram do estudo 24 crianças que foram aleatoriamente divididos em Grupo Virtual (GV) e Grupo Real (GR). No GV os sujeitos praticaram a tarefa virtual e depois real, no GR os sujeitos praticaram somente a tarefa real. Os resultados indicaram que houve uma superioridade no desempenho daquelas que executaram em um ambiente virtual (p<0,004). Conclui-se que a prática virtual pode ser benéfica para o desempenho nessa habilidade motora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa quasi-experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955
10.5216/rpp.v17i1.21955
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i1.21955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955/16397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857192652800