AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS A PARTIR DO MÉTODO SITUACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricci, Giuliano Salera
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reis, Heloisa Helena Baldy dos, Menezes, Rafael Pombo, Dechechi, Clodoaldo José, Ramari, Cintia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6673
Resumo: O ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo.
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