AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS A PARTIR DO MÉTODO SITUACIONAL
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6673 |
Resumo: | O ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo. |
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS A PARTIR DO MÉTODO SITUACIONALjogos esportivos coletivos – handebol – método situacionalO ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo.Universidade Federal de Goiás2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa-açãoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/667310.5216/rpp.v14i1.6673Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6673/9174Ricci, Giuliano SaleraReis, Heloisa Helena Baldy dosMenezes, Rafael PomboDechechi, Clodoaldo JoséRamari, Cintiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:17:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/6673Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:36.693671Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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