"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Robinson Luiz Franco da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Daolio, Jocimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458
Resumo: Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.
id UFG-4_fde92031533bfb64c1ec6480888e122c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27458
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"Educação FísicaCurrículo de São PauloPrática Pedagógica.Educação Física EscolarPráticas EducacionaisResumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo de Caso etnográfico, Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2745810.5216/rpp.v17i2.27458Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458/16756Rocha, Robinson Luiz Franco daDaolio, Jocimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/27458Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:58.623834Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
title "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
spellingShingle "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
Rocha, Robinson Luiz Franco da
Educação Física
Currículo de São Paulo
Prática Pedagógica.
Educação Física Escolar
Práticas Educacionais
title_short "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
title_full "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
title_fullStr "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
title_full_unstemmed "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
title_sort "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
author Rocha, Robinson Luiz Franco da
author_facet Rocha, Robinson Luiz Franco da
Daolio, Jocimar
author_role author
author2 Daolio, Jocimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Robinson Luiz Franco da
Daolio, Jocimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Currículo de São Paulo
Prática Pedagógica.
Educação Física Escolar
Práticas Educacionais
topic Educação Física
Currículo de São Paulo
Prática Pedagógica.
Educação Física Escolar
Práticas Educacionais
description Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Estudo de Caso etnográfico, Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458
10.5216/rpp.v17i2.27458
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i2.27458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458/16756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857532391424