"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458 |
Resumo: | Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos. |
id |
UFG-4_fde92031533bfb64c1ec6480888e122c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27458 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"Educação FísicaCurrículo de São PauloPrática Pedagógica.Educação Física EscolarPráticas EducacionaisResumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresEstudo de Caso etnográfico, Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2745810.5216/rpp.v17i2.27458Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458/16756Rocha, Robinson Luiz Franco daDaolio, Jocimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/27458Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:58.623834Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
title |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
spellingShingle |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" Rocha, Robinson Luiz Franco da Educação Física Currículo de São Paulo Prática Pedagógica. Educação Física Escolar Práticas Educacionais |
title_short |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
title_full |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
title_fullStr |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
title_full_unstemmed |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
title_sort |
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO" |
author |
Rocha, Robinson Luiz Franco da |
author_facet |
Rocha, Robinson Luiz Franco da Daolio, Jocimar |
author_role |
author |
author2 |
Daolio, Jocimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Robinson Luiz Franco da Daolio, Jocimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Currículo de São Paulo Prática Pedagógica. Educação Física Escolar Práticas Educacionais |
topic |
Educação Física Currículo de São Paulo Prática Pedagógica. Educação Física Escolar Práticas Educacionais |
description |
Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Estudo de Caso etnográfico, Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458 10.5216/rpp.v17i2.27458 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i2.27458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458/16756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857532391424 |