Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Juliana de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43743
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
id UNB_01488780943fe3660ea0af95329e0700
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43743
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em BrasíliaProfessores de educação físicaEducação física escolarPráticas pedagógicasCurrículo em MovimentoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo geral analisar como os professores de Educação Física que atuam no Programa Educação com Movimento exercem sua prática pedagógica, considerando o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Assim, buscamos responder o problema da pesquisa: como os professores de Educação Física de crianças exercem sua prática pedagógica, considerando o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal? Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: examinar, a partir da perspectiva dos próprios professores de Educação Física que atuam no Programa Educação com Movimento, as articulações entre suas práticas pedagógicas e o currículo; compreender os sentidos e significados de ser professor de Educação Física de crianças. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos consistiram em entrevistas semiestruturadas com 29 professores de Educação Física que atuavam com crianças em todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino de Brasília-DF. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti. O estudo justifica-se pela necessidade de se compreender, fundamentando-se no currículo, as especificidades da prática pedagógica da Educação Física escolar com crianças, na perspectiva do professor. Além disso, pretende-se contribuir com o debate acerca da legitimidade da Educação Física sobretudo na infância. É possível depreender que há diferentes modos de se compreender o currículo. Em um extremo há perspectivas que o consideram com pouca relevância. Todavia, de forma geral, os professores entrevistados consideram o documento em sua prática profissional, adaptando-o em seu cotidiano de acordo com suas realidades e necessidades. Conclui-se que o trabalho com crianças apresenta especificidades que devem ser consideradas como o planejamento, a rotina e a metodologia estruturados de modo lúdico.The aim of this doctoral research was to analyze how Physical Education teachers who work in the Education with Movement Program exercise their pedagogical practice, considering the Curriculum in Movement of the State Department of Education in Federal District, Brazil. Thus, we sought to answer the research problem: how do physical education teachers of children exercise their pedagogical practice, considering the Curriculum in Movement of the Secretariat of Education of the Federal District? For this purpose, specific objectives were defined: to examine, from the perspective of the Physical Education teachers themselves who work in the Education with Movement Program, the intertwining between their pedagogical practices and the curriculum; and to understand the senses and meanings of being a Physical Education teacher of children. The research is based on the qualitative approach, whose technical procedures consisted of semi-structured interviews with 29 Physical Education teachers who worked with children in all 14 Educational Regions in Brasília, Federal District. For data interpretation, content analysis was used, with the aid of the ATLAS.ti software. The study is justified by the need to understand, based on the curriculum, the specificities of the pedagogical practice of school Physical Education with children, from the teacher's perspective. In addition, it intends to contribute to the debate about the legitimacy of Physical Education especially in childhood. It is possible to understand that there are different ways to understand the curriculum. At one extreme there are perspectives that consider little relevant. However, in general, the interviewed teachers consider the document in their professional practice, adapting it to their daily lives according to their realities and needs. We conclude that working with children has specificities that must be considered such as planning, routine and methodology structured in a playful way.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWiggers, Ingrid DittrichFreire, Juliana de Oliveira2022-05-18T22:37:58Z2022-05-18T22:37:58Z2022-05-182022-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFREIRE, Juliana de Oliveira. Vivendo o currículo: saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília. 2022. 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43743A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:11:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/43743Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:11:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
title Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
spellingShingle Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
Freire, Juliana de Oliveira
Professores de educação física
Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Currículo em Movimento
title_short Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
title_full Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
title_fullStr Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
title_full_unstemmed Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
title_sort Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
author Freire, Juliana de Oliveira
author_facet Freire, Juliana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação física
Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Currículo em Movimento
topic Professores de educação física
Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Currículo em Movimento
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18T22:37:58Z
2022-05-18T22:37:58Z
2022-05-18
2022-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREIRE, Juliana de Oliveira. Vivendo o currículo: saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília. 2022. 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43743
identifier_str_mv FREIRE, Juliana de Oliveira. Vivendo o currículo: saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília. 2022. 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508329402105856