Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332 |
Resumo: | O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”. |
id |
UFG-4_fece938301aa10ccb3db28c57444e875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56332 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativoFormação continuadaExperiênciaEducação FísicaEducação FísicaO estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.Universidade Federal de Goiás2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5633210.5216/rpp.v22.56332Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332/34110Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno VasconcellosFigueiredo, Zenólia Christina CamposAlves, Cláudia Aleixo2020-02-28T14:04:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56332Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.591331Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
title |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
spellingShingle |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo Silva, Bruno Vasconcellos Formação continuada Experiência Educação Física Educação Física |
title_short |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
title_full |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
title_fullStr |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
title_full_unstemmed |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
title_sort |
Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo |
author |
Silva, Bruno Vasconcellos |
author_facet |
Silva, Bruno Vasconcellos Figueiredo, Zenólia Christina Campos Alves, Cláudia Aleixo |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Zenólia Christina Campos Alves, Cláudia Aleixo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Vasconcellos Figueiredo, Zenólia Christina Campos Alves, Cláudia Aleixo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Experiência Educação Física Educação Física |
topic |
Formação continuada Experiência Educação Física Educação Física |
description |
O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332 10.5216/rpp.v22.56332 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.56332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332/34110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859557191680 |