Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Vasconcellos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Zenólia Christina Campos, Alves, Cláudia Aleixo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332
Resumo: O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.
id UFG-4_fece938301aa10ccb3db28c57444e875
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56332
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativoFormação continuadaExperiênciaEducação FísicaEducação FísicaO estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.Universidade Federal de Goiás2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5633210.5216/rpp.v22.56332Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332/34110Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno VasconcellosFigueiredo, Zenólia Christina CamposAlves, Cláudia Aleixo2020-02-28T14:04:49Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56332Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:29.591331Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
title Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
spellingShingle Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
Silva, Bruno Vasconcellos
Formação continuada
Experiência
Educação Física
Educação Física
title_short Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
title_full Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
title_fullStr Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
title_full_unstemmed Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
title_sort Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo
author Silva, Bruno Vasconcellos
author_facet Silva, Bruno Vasconcellos
Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Alves, Cláudia Aleixo
author_role author
author2 Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Alves, Cláudia Aleixo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Vasconcellos
Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Alves, Cláudia Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Experiência
Educação Física
Educação Física
topic Formação continuada
Experiência
Educação Física
Educação Física
description O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332
10.5216/rpp.v22.56332
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.56332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332/34110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859557191680