The Increase of Automobile Fleet in Natal/RN and its connections with the production of urban space

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Francisco Fransualdo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Galindo, Leonardo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/33814
Resumo: Resumo No início do século XXI, a frota de automóveis no Brasil apresentou aumento significativo, induzindo várias transformações, em termos de infraestrutura urbana, no espaço citadino, em razão dos fluxos e problemas gerados. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo analisar os reflexos do crescimento da frota de automóveis na produção do espaço urbano de Natal/RN, no período de 2003 a 2013, tendo em vista o crescente uso do automóvel privado e individual. Como procedimento metodológico para a construção do trabalho, realizou-se uma breve revisão bibliográfica referente à produção do espaço urbano bem como foram feitos levantamentos e consultas junto aos órgãos oficiais, como a Secretaria de Estado de Planejamento, a Prefeitura Municipal, assim como ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Anuário da Indústria Automobilística. Os resultados da pesquisa mostram que a expansão das vias de circulação, para dar maior capacidade de fluidez aos veículos e às pessoas, em Natal, não tem sido suficiente para tornar eficaz e efetivamente fluida a acessibilidade aos distintos espaços da cidade. Nessa perspectiva, além da ampliação das vias de circulação, é necessário maior investimento por parte do poder público na melhoria da qualidade do transporte público bem como em campanhas de incentivo ao seu uso. Palavras-chave: Automóveis. Espaço urbano. Natal/RN. Abstract At the beginning of 21st century, the automobile fleet in Brazil increased significantly, inducing several transformations in terms of urban infrastructure in urbanite space, due generated problems and flows. Thus, this article has as objective to analyze the impacts of the growth of the car fleet in the production of urban space in Natal/RN, in the period 2003-2013, in view of the increasing use of the private car and individual. As methodological procedure for the accomplishment of the article, was performed a literature review concerning the production of urban space, as well as surveys and consultation were made on official bodies, like the Planning Secretary of State, Municipal Government just as well IBGE and Yearbook of the Automobile Industry. The results of the research show that the expansion of the traffic routes to increase the capacity for fluidity to vehicles and people in Natal has not been enough to make the accessibility more effective to different regions of the city. In view of this, in addition to expanding of roads, it is required an increased investment by the government in improving the quality of public transport, as well in campaigns as to encourage their use. Keywords: Automobile. Urban space. Natal/RN. ResumenA principios del siglo XXI, la flota de vehículos automotores en el Brasil aumentó sustancialmente, induciendo diversas transformaciones en infraestructura urbana, debido a los flujos y los problemas generados. Este texto busca analizar el crecimiento de la flota de vehículos automotores en Natal / RN y su relación con la producción del espacio urbano de 2003 – 2013, dado el creciente uso del coche privado y individual. La metodología incluye revisión de literatura sobre la producción del espacio urbano, encuestas y consultas en agencias oficiales, a ejemplo de la Secretaría de Estado de Planificación, el Ayuntamiento y sus secretarias, Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Anuario de la Industria de vehículos automotores del país. Los resultados incluye reconocimiento de la significativa expansión de las carreteras, viaductos y túneles para proporcionar una mayor capacidad de fluidez de los vehículos automotores y personas en la ciudad de Natal. Sin embargo, a pesar de estos cambios no ha sido suficiente para la accesibilidad fácil, mobilidad satisfatório y eficácia de la infraestructura urbana generada en las distintas zonas de la ciudad. En este sentido, así como se nota la expansión de la  infraestructura  de carreteras, es necesario una mayor inversión por parte del gobierno en la mejora de la calidad del transporte público, con diversificación y seguridade, así como incentivo real para su mayor uso.Palabras clave: Coches. Espacio urbano. Natal / RN. 
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Como procedimento metodológico para a construção do trabalho, realizou-se uma breve revisão bibliográfica referente à produção do espaço urbano bem como foram feitos levantamentos e consultas junto aos órgãos oficiais, como a Secretaria de Estado de Planejamento, a Prefeitura Municipal, assim como ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Anuário da Indústria Automobilística. Os resultados da pesquisa mostram que a expansão das vias de circulação, para dar maior capacidade de fluidez aos veículos e às pessoas, em Natal, não tem sido suficiente para tornar eficaz e efetivamente fluida a acessibilidade aos distintos espaços da cidade. Nessa perspectiva, além da ampliação das vias de circulação, é necessário maior investimento por parte do poder público na melhoria da qualidade do transporte público bem como em campanhas de incentivo ao seu uso. Palavras-chave: Automóveis. Espaço urbano. Natal/RN. Abstract At the beginning of 21st century, the automobile fleet in Brazil increased significantly, inducing several transformations in terms of urban infrastructure in urbanite space, due generated problems and flows. Thus, this article has as objective to analyze the impacts of the growth of the car fleet in the production of urban space in Natal/RN, in the period 2003-2013, in view of the increasing use of the private car and individual. As methodological procedure for the accomplishment of the article, was performed a literature review concerning the production of urban space, as well as surveys and consultation were made on official bodies, like the Planning Secretary of State, Municipal Government just as well IBGE and Yearbook of the Automobile Industry. 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La metodología incluye revisión de literatura sobre la producción del espacio urbano, encuestas y consultas en agencias oficiales, a ejemplo de la Secretaría de Estado de Planificación, el Ayuntamiento y sus secretarias, Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Anuario de la Industria de vehículos automotores del país. Los resultados incluye reconocimiento de la significativa expansión de las carreteras, viaductos y túneles para proporcionar una mayor capacidad de fluidez de los vehículos automotores y personas en la ciudad de Natal. Sin embargo, a pesar de estos cambios no ha sido suficiente para la accesibilidad fácil, mobilidad satisfatório y eficácia de la infraestructura urbana generada en las distintas zonas de la ciudad. En este sentido, así como se nota la expansión de la  infraestructura  de carreteras, es necesario una mayor inversión por parte del gobierno en la mejora de la calidad del transporte público, con diversificación y seguridade, así como incentivo real para su mayor uso.Palabras clave: Coches. Espacio urbano. 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