Environmental education on the Sistema Colégio Militar do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/30356 |
Resumo: | Resumo Esse artigo apresenta como se dá o enfrentamento da temática ambiental no Ensino Médio (1º a 3º Anos) no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil. O texto se posiciona diante da dicotomia entre o agravamento da crise ambiental associada à dependência de recursos não renováveis com aumento exponencial da emissão de resíduos (tanto no momento da produção como no consumo) e, do outro lado, o aprofundamento das discussões, ampliação do conhecimento sobre as dinâmicas naturais e a disseminação da educação ambiental. À luz desse cenário contraditório, o artigo historiciza a crise ambiental, notadamente no contexto do Brasil da nossa contemporaneidade, e avalia como que os Planos Curriculares Nacionais se posicionam na orientação para o trato dessa temática. Mais especificamente, como core do trabalho, o texto faz uma análise dos programas de Geografia nos Colégios Militares identificando os avanços, limites e possibilidades referentes ao trato do assunto meio ambiente. Palavras-chaves: Crise Ambiental. Educação Ambiental. Planos Curriculares Nacionais. Sistema Colégio Militar do Brasil. Abstract This paper presents how the Environmental Education is seen in the High School years at the Brazilian Military School System. It analyses the dichotomy between the exacerbation of the environmental crisis, associated to the dependency of renewable and not renewable resources, and the exponential increase of wastes (when producing as well as consuming), and in the other side the deep discussions, expansion of knowledge on the natural dynamics and the dissemination of the environmental education. Considering this contradictory scenario, this paper brings the history of the environmental crisis, especially in the contemporary Brazilian contexts and, evaluates how the Plan of National Curricular Guidelines lead with the theme of environmental education. More precisely, the common core of the paper, it analyses the Brazilian Military School System Geography curricula programes concerning on the environmental issue, identifying the advances, limits and possibilities. Keywords: Environmental crisis. Environmental Education. Plan of National Curricular Guidelines. The Brazilian Military School System. Resuumen En este artículo se muestra cómo es el enfrentamiento de los problemas ambientales en la escuela secundaria (1º a 3º años) bajo el Sistema Colegio Militar de Brasil. El texto se coloca ante la dicotomía entre la crisis ambiental asociada con la dependencia de los recursos no renovables con un aumento exponencial de la emisión de residuos (tanto en el momento de la producción y el consumo) y, por otro lado, la profundización de la discusión, la expansión de los conocimientos sobre la dinámica natural y la difusión de la educación ambiental. A la luz de esta situación contradictoria, el artículo sitúa históricamente la crisis ambiental, especialmente en el contexto del Brasil contemporáneo, y evalúa cómo se posicionan los Planes Nacionales Curriculares en la orientación para hacer frente a este problema. Más específicamente, como el trabajo esencial, el texto analiza los programas de Geografía en Colegios Militares, identifica los avances, las limitaciones y posibilidades para el tratamiento de la cuestión ambiental. Palabras clave: Crisis Ambiental. Educación Ambiental. Planes Nacionales Curriculares. Sistema Colegio Militar de Brasil. |
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Environmental education on the Sistema Colégio Militar do BrasilEducación ambiental en Sistema Colégio Militar de BrasilEducação ambiental no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil - DOI 10.5216/ag.v9i3.30356Resumo Esse artigo apresenta como se dá o enfrentamento da temática ambiental no Ensino Médio (1º a 3º Anos) no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil. O texto se posiciona diante da dicotomia entre o agravamento da crise ambiental associada à dependência de recursos não renováveis com aumento exponencial da emissão de resíduos (tanto no momento da produção como no consumo) e, do outro lado, o aprofundamento das discussões, ampliação do conhecimento sobre as dinâmicas naturais e a disseminação da educação ambiental. À luz desse cenário contraditório, o artigo historiciza a crise ambiental, notadamente no contexto do Brasil da nossa contemporaneidade, e avalia como que os Planos Curriculares Nacionais se posicionam na orientação para o trato dessa temática. Mais especificamente, como core do trabalho, o texto faz uma análise dos programas de Geografia nos Colégios Militares identificando os avanços, limites e possibilidades referentes ao trato do assunto meio ambiente. Palavras-chaves: Crise Ambiental. Educação Ambiental. Planos Curriculares Nacionais. Sistema Colégio Militar do Brasil. Abstract This paper presents how the Environmental Education is seen in the High School years at the Brazilian Military School System. It analyses the dichotomy between the exacerbation of the environmental crisis, associated to the dependency of renewable and not renewable resources, and the exponential increase of wastes (when producing as well as consuming), and in the other side the deep discussions, expansion of knowledge on the natural dynamics and the dissemination of the environmental education. Considering this contradictory scenario, this paper brings the history of the environmental crisis, especially in the contemporary Brazilian contexts and, evaluates how the Plan of National Curricular Guidelines lead with the theme of environmental education. More precisely, the common core of the paper, it analyses the Brazilian Military School System Geography curricula programes concerning on the environmental issue, identifying the advances, limits and possibilities. Keywords: Environmental crisis. Environmental Education. Plan of National Curricular Guidelines. The Brazilian Military School System. Resuumen En este artículo se muestra cómo es el enfrentamiento de los problemas ambientales en la escuela secundaria (1º a 3º años) bajo el Sistema Colegio Militar de Brasil. El texto se coloca ante la dicotomía entre la crisis ambiental asociada con la dependencia de los recursos no renovables con un aumento exponencial de la emisión de residuos (tanto en el momento de la producción y el consumo) y, por otro lado, la profundización de la discusión, la expansión de los conocimientos sobre la dinámica natural y la difusión de la educación ambiental. A la luz de esta situación contradictoria, el artículo sitúa históricamente la crisis ambiental, especialmente en el contexto del Brasil contemporáneo, y evalúa cómo se posicionan los Planes Nacionales Curriculares en la orientación para hacer frente a este problema. Más específicamente, como el trabajo esencial, el texto analiza los programas de Geografía en Colegios Militares, identifica los avances, las limitaciones y posibilidades para el tratamiento de la cuestión ambiental. Palabras clave: Crisis Ambiental. Educación Ambiental. Planes Nacionales Curriculares. Sistema Colegio Militar de Brasil. Universidade Federal de Goiás2015-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3035610.5216/ag.v9i3.30356Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 3 (2015); 144-160Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 3 (2015); 144-160Ateliê Geográfico; v. 9 n. 3 (2015); 144-1601982-195610.5216/ag.v9i3.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/30356/1993410.5216/ag.v9i3.30356Andrade, Adriano BittencourtLuz, Cláudia Cristina Silveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T16:59:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30356Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:21.510922Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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