The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alicia Fernanda Sagüés
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763
Resumo: Resumen Una imagen vale más que mil palabras. Por lo mismo suele ser más compleja, puede contener más información, puede generar más sensaciones y sentimientos que incluso más de mil palabras. Y en función de esto requiere, para una comprensión integral, de miradas múltiples para ser abarcada, igual, nunca en su totalidad. La utilización de imágenes para la comunicación y la educación es en sí una decisión política, porque las imágenes provocan también una interpretación más libre, menos “literal”. Pero si además queremos interlocutores más críticos que por la propia intuición, debemos instrumentarlos, para ampliar sus miradas, para que aprecien desde todos los lugares de sus percepciones y de su imaginación, para crear sus propias representaciones y su propio conocimiento. Palabras clave: imagen audiovisual; representación; construcción de conocimiento.  Resumo Uma imagem vale por mil palavras. Assim, pode ser mais complexa, pode conter mais informações, gerar mais sensações e sentimentos que representa mais de mil palavras. E em função disso, requer, para uma compreensão integral, olhares múltiplos para ser abarcada, igual, nunca em sua totalidade. O uso de imagens para a comunicação e a educação em si é uma decisão política, porque as imagens provocam também uma interpretação mais livre, menos "literal". Mas se, além disso, queremos interlocutores mais críticos que pela própria intuição, devemos implementá-los,  para ampliar suas perspectivas, para que apreciem de todos os lugares de suas percepções e de sua imaginação, para criar suas próprias representações e seu próprio conhecimento. Palavras-chave: Imagem audiovisual; representação; construção de conhecimento.  Abstract A picture is worth a thousand words. Therefore it can be complex, can contain more information, can generate more sensations and feelings, even a thousand words. And according to this it requires multiple looks to be covered, equally, never entirely. The use of images for communication and education is itself a political decision, because the images provoke also a freer, less "literal" interpretation. But if we also want more critical partners than by the own intuition, we have a duty to teach them, to expand your looks, to appreciate from all the places of their perceptions and your imagination, to create their own representations and their own knowledge. Keywords: Audiovisual image; representation; construction of knowledge. 
id UFG-5_d25cedafac2630c9d813ce8fe74d7203
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35763
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and educationLa imagen como conocimiento: una mirada política sobre el sentido del cine como recurso para la comunicación y la educación - DOI 10.5216/ag.v9i1.35763Resumen Una imagen vale más que mil palabras. Por lo mismo suele ser más compleja, puede contener más información, puede generar más sensaciones y sentimientos que incluso más de mil palabras. Y en función de esto requiere, para una comprensión integral, de miradas múltiples para ser abarcada, igual, nunca en su totalidad. La utilización de imágenes para la comunicación y la educación es en sí una decisión política, porque las imágenes provocan también una interpretación más libre, menos “literal”. Pero si además queremos interlocutores más críticos que por la propia intuición, debemos instrumentarlos, para ampliar sus miradas, para que aprecien desde todos los lugares de sus percepciones y de su imaginación, para crear sus propias representaciones y su propio conocimiento. Palabras clave: imagen audiovisual; representación; construcción de conocimiento.  Resumo Uma imagem vale por mil palavras. Assim, pode ser mais complexa, pode conter mais informações, gerar mais sensações e sentimentos que representa mais de mil palavras. E em função disso, requer, para uma compreensão integral, olhares múltiplos para ser abarcada, igual, nunca em sua totalidade. O uso de imagens para a comunicação e a educação em si é uma decisão política, porque as imagens provocam também uma interpretação mais livre, menos "literal". Mas se, além disso, queremos interlocutores mais críticos que pela própria intuição, devemos implementá-los,  para ampliar suas perspectivas, para que apreciem de todos os lugares de suas percepções e de sua imaginação, para criar suas próprias representações e seu próprio conhecimento. Palavras-chave: Imagem audiovisual; representação; construção de conhecimento.  Abstract A picture is worth a thousand words. Therefore it can be complex, can contain more information, can generate more sensations and feelings, even a thousand words. And according to this it requires multiple looks to be covered, equally, never entirely. The use of images for communication and education is itself a political decision, because the images provoke also a freer, less "literal" interpretation. But if we also want more critical partners than by the own intuition, we have a duty to teach them, to expand your looks, to appreciate from all the places of their perceptions and your imagination, to create their own representations and their own knowledge. Keywords: Audiovisual image; representation; construction of knowledge. Universidade Federal de Goiás2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3576310.5216/ag.v9i1.35763Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 07-21Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 07-21Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 07-211982-195610.5216/ag.v9i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGspahttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763/1858910.5216/ag.v9i1.35763Silva, Alicia Fernanda Sagüésinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T22:15:52Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35763Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:24.215749Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
La imagen como conocimiento: una mirada política sobre el sentido del cine como recurso para la comunicación y la educación - DOI 10.5216/ag.v9i1.35763
title The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
spellingShingle The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
Silva, Alicia Fernanda Sagüés
title_short The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
title_full The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
title_fullStr The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
title_full_unstemmed The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
title_sort The image as knowledge: a look at political perspective on the sense of cinema as a resource for communication and education
author Silva, Alicia Fernanda Sagüés
author_facet Silva, Alicia Fernanda Sagüés
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alicia Fernanda Sagüés
description Resumen Una imagen vale más que mil palabras. Por lo mismo suele ser más compleja, puede contener más información, puede generar más sensaciones y sentimientos que incluso más de mil palabras. Y en función de esto requiere, para una comprensión integral, de miradas múltiples para ser abarcada, igual, nunca en su totalidad. La utilización de imágenes para la comunicación y la educación es en sí una decisión política, porque las imágenes provocan también una interpretación más libre, menos “literal”. Pero si además queremos interlocutores más críticos que por la propia intuición, debemos instrumentarlos, para ampliar sus miradas, para que aprecien desde todos los lugares de sus percepciones y de su imaginación, para crear sus propias representaciones y su propio conocimiento. Palabras clave: imagen audiovisual; representación; construcción de conocimiento.  Resumo Uma imagem vale por mil palavras. Assim, pode ser mais complexa, pode conter mais informações, gerar mais sensações e sentimentos que representa mais de mil palavras. E em função disso, requer, para uma compreensão integral, olhares múltiplos para ser abarcada, igual, nunca em sua totalidade. O uso de imagens para a comunicação e a educação em si é uma decisão política, porque as imagens provocam também uma interpretação mais livre, menos "literal". Mas se, além disso, queremos interlocutores mais críticos que pela própria intuição, devemos implementá-los,  para ampliar suas perspectivas, para que apreciem de todos os lugares de suas percepções e de sua imaginação, para criar suas próprias representações e seu próprio conhecimento. Palavras-chave: Imagem audiovisual; representação; construção de conhecimento.  Abstract A picture is worth a thousand words. Therefore it can be complex, can contain more information, can generate more sensations and feelings, even a thousand words. And according to this it requires multiple looks to be covered, equally, never entirely. The use of images for communication and education is itself a political decision, because the images provoke also a freer, less "literal" interpretation. But if we also want more critical partners than by the own intuition, we have a duty to teach them, to expand your looks, to appreciate from all the places of their perceptions and your imagination, to create their own representations and their own knowledge. Keywords: Audiovisual image; representation; construction of knowledge. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763
10.5216/ag.v9i1.35763
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763
identifier_str_mv 10.5216/ag.v9i1.35763
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/35763/18589
10.5216/ag.v9i1.35763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 9 No. 1 (2015); 07-21
Ateliê Geográfico; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 07-21
Ateliê Geográfico; v. 9 n. 1 (2015); 07-21
1982-1956
10.5216/ag.v9i1.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874836116275200