The configuration of the Ferrovia Norte-Sul and the socio-spatial unfoldings in the Central and Northern Meso-regions of Goiás, Brazil

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Autor(a) principal: Ferreira, Lara Cristine Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sena, Caio César Alencar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/55831
Resumo: Resumo Este estudo aborda a logística dos transportes em Goiás com ênfase nos desdobramentos socioespaciais provocados pela Ferrovia Norte-Sul. Para tanto, analisa-se a produção e os investimentos nas mesorregiões Centro e Norte do estado. O objetivo central é compreender o papel da Ferrovia em questão no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem promovido a reestruturação dos territórios, do escoamento e da circulação da produção moderna capitalista. Quanto ao aporte metodológico, foram realizadas revisões bibliográficas, análise do projeto da Ferrovia, levantamento de dados primários via trabalho de campo e dados secundários em instituições de pesquisa e estatística, espacialização de dados em mapas, tabulação e análise de gráficos e tabelas para então ponderação de cenários. Conclui-se que a ampliação das infraestruturas de transportes é fundamental para a modernização dos territórios e dialoga diretamente com o modelo de produção vigente. No entanto, mesmo que essas infraestruturas e a própria produção recebam investimentos do Estado, o uso da Ferrovia está atrelado aos grandes produtores do agronegócio e da mineração das mesorregiões estudadas. Dessa forma, o pequeno produtor e o transporte de pessoas, ficam, novamente, em segundo plano. Palavras-chave: Escoamento da produção, Redes e transportes, Centro e Norte de Goiás, Logística ferroviária.   Abstract This study deals with transport logistics in Goiás, with emphasis on the socio-spatial unfolding provoked by the Norte-Sul Railway. For that, the production and the investments in the Center and North mesoregions of were analyzed. The main objective is to understand the role of the Railway in the context of the ‘Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’, which has promoted the restructuring of territories, flow and circulation in modern capitalist production. For the methodological input, bibliographical revisions were carried out; railroad project analysis, primary data collection through field work and secondary data in research and statistical institutions; spatialization of data in maps; tabulation and analysis of graphs and tables for then weighting of scenarios. In conclusion, the expansion of transport infrastructures is fundamental for the modernization of the territories and dialogues directly with the current production model. However, even if these infrastructures and the production itself receive investments from the State, the use of the Railroad is directed to the great agribusiness and mining producers of the studied mesoregions. In this way, the small producer and the transportation of people, are again in the background. Keywords: Production Circulation, Networks and transport, Central and North of Goiás, Railway logistics.   Resumen Este estudio aborda la logística de los transportes en Goiás con énfasis en los desdoblamientos socioespaciales provocados por la Ferrovía Norte Sur. Para ello, se analiza la producción y las inversiones en las mesorregiones Centro y Norte del estado. El objetivo central es comprender el papel de la Ferrovía en cuestión en el contexto del Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ha promovido la reestructuración de los territorios, del flujo y de la circulación de la producción moderna capitalista. En cuanto al aporte metodológico, se realizaron revisiones bibliográficas; análisis del proyecto de Ferrovia; levantamiento de datos primarios vía trabajo de campo y datos secundarios en instituciones de investigación y estadística; espacialización de datos en mapas; tabulación y análisis de gráficos y tablas para entonces ponderación de escenarios. Se concluye que la ampliación de las infraestructuras de transporte es fundamental para la modernización de los territorios y dialoga directamente con el modelo de producción vigente. Sin embargo, aunque estas infraestructuras y la propia producción reciban inversiones del Estado, el uso de Ferrovia está vinculado a los grandes productores del agronegocio y de la minería de las mesorregiones estudiadas. De esta forma, el pequeño productor y el transporte de personas, quedan, nuevamente, en segundo plano. Palabras clave: Circulación de la producción, Redes y transportes, Centro y Norte de Goiás, Logística ferroviaria.
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spelling The configuration of the Ferrovia Norte-Sul and the socio-spatial unfoldings in the Central and Northern Meso-regions of Goiás, BrazilLa configuración de la Ferrovía Norte-Sur y los desdoblamientos socioespaciales en las Mesorregiones Centro y Norte de GoiásA configuração da Ferrovia Norte-Sul e os desdobramentos socioespaciais nas mesorregiões Centro e Norte de GoiásResumo Este estudo aborda a logística dos transportes em Goiás com ênfase nos desdobramentos socioespaciais provocados pela Ferrovia Norte-Sul. Para tanto, analisa-se a produção e os investimentos nas mesorregiões Centro e Norte do estado. O objetivo central é compreender o papel da Ferrovia em questão no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem promovido a reestruturação dos territórios, do escoamento e da circulação da produção moderna capitalista. Quanto ao aporte metodológico, foram realizadas revisões bibliográficas, análise do projeto da Ferrovia, levantamento de dados primários via trabalho de campo e dados secundários em instituições de pesquisa e estatística, espacialização de dados em mapas, tabulação e análise de gráficos e tabelas para então ponderação de cenários. Conclui-se que a ampliação das infraestruturas de transportes é fundamental para a modernização dos territórios e dialoga diretamente com o modelo de produção vigente. No entanto, mesmo que essas infraestruturas e a própria produção recebam investimentos do Estado, o uso da Ferrovia está atrelado aos grandes produtores do agronegócio e da mineração das mesorregiões estudadas. Dessa forma, o pequeno produtor e o transporte de pessoas, ficam, novamente, em segundo plano. Palavras-chave: Escoamento da produção, Redes e transportes, Centro e Norte de Goiás, Logística ferroviária.   Abstract This study deals with transport logistics in Goiás, with emphasis on the socio-spatial unfolding provoked by the Norte-Sul Railway. For that, the production and the investments in the Center and North mesoregions of were analyzed. The main objective is to understand the role of the Railway in the context of the ‘Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’, which has promoted the restructuring of territories, flow and circulation in modern capitalist production. For the methodological input, bibliographical revisions were carried out; railroad project analysis, primary data collection through field work and secondary data in research and statistical institutions; spatialization of data in maps; tabulation and analysis of graphs and tables for then weighting of scenarios. In conclusion, the expansion of transport infrastructures is fundamental for the modernization of the territories and dialogues directly with the current production model. However, even if these infrastructures and the production itself receive investments from the State, the use of the Railroad is directed to the great agribusiness and mining producers of the studied mesoregions. In this way, the small producer and the transportation of people, are again in the background. Keywords: Production Circulation, Networks and transport, Central and North of Goiás, Railway logistics.   Resumen Este estudio aborda la logística de los transportes en Goiás con énfasis en los desdoblamientos socioespaciales provocados por la Ferrovía Norte Sur. Para ello, se analiza la producción y las inversiones en las mesorregiones Centro y Norte del estado. El objetivo central es comprender el papel de la Ferrovía en cuestión en el contexto del Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ha promovido la reestructuración de los territorios, del flujo y de la circulación de la producción moderna capitalista. En cuanto al aporte metodológico, se realizaron revisiones bibliográficas; análisis del proyecto de Ferrovia; levantamiento de datos primarios vía trabajo de campo y datos secundarios en instituciones de investigación y estadística; espacialización de datos en mapas; tabulación y análisis de gráficos y tablas para entonces ponderación de escenarios. Se concluye que la ampliación de las infraestructuras de transporte es fundamental para la modernización de los territorios y dialoga directamente con el modelo de producción vigente. Sin embargo, aunque estas infraestructuras y la propia producción reciban inversiones del Estado, el uso de Ferrovia está vinculado a los grandes productores del agronegocio y de la minería de las mesorregiones estudiadas. De esta forma, el pequeño productor y el transporte de personas, quedan, nuevamente, en segundo plano. 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