AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Kelli Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Medeiros, Adriana Francisca de, Silva, Adnilson de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965
Resumo: Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos.   Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas.   Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics.  
id UFG-5_fe3e18102e4daea5a7279c4fedca4d3e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18965
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learningUN LENGUA ALTERNATIVA EN EDUCACIÓN ESCOLAR: la historias de cómic en la mediación de la enseñanza y el aprendizaje de la geografiaUma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia - DOI 10.5216/ag.v7i1.18965Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos.   Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas.   Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics.  Universidade Federal de Goiás2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/1896510.5216/ag.v7i1.18965Ateliê Geográfico Journal; Vol. 7 No. 1 (2013); 260-283Ateliê Geográfico; Vol. 7 Núm. 1 (2013); 260-283Ateliê Geográfico; v. 7 n. 1 (2013); 260-2831982-195610.5216/ag.v7i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965/1391910.5216/ag.v7i1.18965Melo, Kelli CarvalhoMedeiros, Adriana Francisca deSilva, Adnilson de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T19:46:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18965Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:16.721851Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
UN LENGUA ALTERNATIVA EN EDUCACIÓN ESCOLAR: la historias de cómic en la mediación de la enseñanza y el aprendizaje de la geografia
Uma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia - DOI 10.5216/ag.v7i1.18965
title AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
spellingShingle AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
Melo, Kelli Carvalho
title_short AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
title_full AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
title_fullStr AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
title_full_unstemmed AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
title_sort AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
author Melo, Kelli Carvalho
author_facet Melo, Kelli Carvalho
Medeiros, Adriana Francisca de
Silva, Adnilson de Almeida
author_role author
author2 Medeiros, Adriana Francisca de
Silva, Adnilson de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Kelli Carvalho
Medeiros, Adriana Francisca de
Silva, Adnilson de Almeida
description Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos.   Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas.   Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965
10.5216/ag.v7i1.18965
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965
identifier_str_mv 10.5216/ag.v7i1.18965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965/13919
10.5216/ag.v7i1.18965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 7 No. 1 (2013); 260-283
Ateliê Geográfico; Vol. 7 Núm. 1 (2013); 260-283
Ateliê Geográfico; v. 7 n. 1 (2013); 260-283
1982-1956
10.5216/ag.v7i1.%a
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874835468255232