AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965 |
Resumo: | Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos. Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas. Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics. |
id |
UFG-5_fe3e18102e4daea5a7279c4fedca4d3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18965 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learningUN LENGUA ALTERNATIVA EN EDUCACIÓN ESCOLAR: la historias de cómic en la mediación de la enseñanza y el aprendizaje de la geografiaUma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia - DOI 10.5216/ag.v7i1.18965Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos. Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas. Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics. Universidade Federal de Goiás2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/1896510.5216/ag.v7i1.18965Ateliê Geográfico Journal; Vol. 7 No. 1 (2013); 260-283Ateliê Geográfico; Vol. 7 Núm. 1 (2013); 260-283Ateliê Geográfico; v. 7 n. 1 (2013); 260-2831982-195610.5216/ag.v7i1.%areponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965/1391910.5216/ag.v7i1.18965Melo, Kelli CarvalhoMedeiros, Adriana Francisca deSilva, Adnilson de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T19:46:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18965Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:16.721851Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning UN LENGUA ALTERNATIVA EN EDUCACIÓN ESCOLAR: la historias de cómic en la mediación de la enseñanza y el aprendizaje de la geografia Uma linguagem alternativa no ensino escolar: as histórias em quadrinhos na mediação do ensino e aprendizagem da geografia - DOI 10.5216/ag.v7i1.18965 |
title |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
spellingShingle |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning Melo, Kelli Carvalho |
title_short |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
title_full |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
title_fullStr |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
title_full_unstemmed |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
title_sort |
AN ALTERNATIVE LANGUAGE IN SCHOOL TEACHING: the comics in mediation of geography teaching and learning |
author |
Melo, Kelli Carvalho |
author_facet |
Melo, Kelli Carvalho Medeiros, Adriana Francisca de Silva, Adnilson de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Adriana Francisca de Silva, Adnilson de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Kelli Carvalho Medeiros, Adriana Francisca de Silva, Adnilson de Almeida |
description |
Resumo As histórias em quadrinhos constituem-se como estratégia alternativa, que podem ser utilizadas no auxílio ao ensino e aprendizagem da ciência geográfica. A Geografia é vista por muitos alunos como uma disciplina tediosa e pouco atrativa, quando comparada com as mais diversas tecnologias, que fascinam e envolvem crianças, jovens e adultos na atualidade. Os professores, em sua grande maioria, utilizam-se apenas de recursos tradicionais como o quadro negro e livro didático, com isso não produzem inovações capazes de prender a atenção do educando. Esse trabalho direcionou-se a identificar a contribuição dos quadrinhos nas aulas de geografia, assim como a importância das histórias em quadrinhos na mediação do ensino. Ensinar nos dias atuais é um desafio e exercício de superação, em que o despertar do interesse do educando é apenas um deles. Os quadrinhos surgem, então, apenas como alternativa, mas abrindo caminhos possíveis para disseminar e intercambiar conhecimentos. Palavras-chave: Alternativa de Ensinagem, Ensino, Geografia, Histórias em Quadrinhos. Resumen Los comics se constituyen como estrategia alternativa, que pueden ser utilizados en la ayuda a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia geográfica. Esa ciencia es vista por muchos alumnos como una disciplina aburrida y poco atractiva, cuando es comparada con las más diversas tecnologías, que fascinan y envuelven a niños, jóvenes y adultos en la actualidad. Los profesores, en su gran mayoría, utilizan apenas recursos tradicionales como el pizarrón y libros didácticos, con eso no producen innovaciones capaces de mantener la atención del educando. Ese trabajo se direccionó a identificar la contribución del cómic en las clases de geografía, así la importancia de los comics en la mediación de la enseñanza. Enseñar en los días actuales se ha constituido en un desafío y ejercicio de superación, en que el despertar el interés del educando es apenas uno de ellos. Los comics surgen sólo como una alternativa, abriendo caminos posibles para diseminarse e intercambiar conocimientos. Palabras Clave: Alternativa de ensinagem. Enseñanza. Geografía. Historietas. Abstract The comics form as an alternative strategy, which can be used as an aid to teaching and learning of geographical science. This science is seen by many students as a subject boring and unattractive, compared with a variety of technologies that fascinate and involve children, young people and adults today. Teachers, for the most part, we use only traditional resources such as blackboard and textbooks, thus do not produce innovations that hold the attention of the student. This work is directed to identify the contribution of comics in geography lessons, and the importance of comics in the mediation of learning. Teaching today has constituted a challenge to overcome and exercise, in which the awakening interest of the student is just one of them. The comics appear only as an alternative, opening paths to spread and share knowledge. Keywords: Learning alternative. Teaching. Geography. Comics. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965 10.5216/ag.v7i1.18965 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v7i1.18965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18965/13919 10.5216/ag.v7i1.18965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 7 No. 1 (2013); 260-283 Ateliê Geográfico; Vol. 7 Núm. 1 (2013); 260-283 Ateliê Geográfico; v. 7 n. 1 (2013); 260-283 1982-1956 10.5216/ag.v7i1.%a reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874835468255232 |