Leitura, voz e performance no ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliana Kefalás
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609
Resumo: Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe.
id UFG-8_980acdb106cbb187638b5af0e90f7550
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13609
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling Leitura, voz e performance no ensino de literaturaUma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe.Universidade Federal de Goiás2011-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/1360910.5216/sig.v22i2.13609Signótica; Vol. 22 No. 2 (2010); 277 - 307Signótica; v. 22 n. 2 (2010); 277 - 3072316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609/8736Oliveira, Eliana Kefalásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-08T13:14:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13609Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:08.024288Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, voz e performance no ensino de literatura
title Leitura, voz e performance no ensino de literatura
spellingShingle Leitura, voz e performance no ensino de literatura
Oliveira, Eliana Kefalás
title_short Leitura, voz e performance no ensino de literatura
title_full Leitura, voz e performance no ensino de literatura
title_fullStr Leitura, voz e performance no ensino de literatura
title_full_unstemmed Leitura, voz e performance no ensino de literatura
title_sort Leitura, voz e performance no ensino de literatura
author Oliveira, Eliana Kefalás
author_facet Oliveira, Eliana Kefalás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliana Kefalás
description Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609
10.5216/sig.v22i2.13609
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609
identifier_str_mv 10.5216/sig.v22i2.13609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609/8736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 22 No. 2 (2010); 277 - 307
Signótica; v. 22 n. 2 (2010); 277 - 307
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875045054480384