Leitura, voz e performance no ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609 |
Resumo: | Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe. |
id |
UFG-8_980acdb106cbb187638b5af0e90f7550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/13609 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, voz e performance no ensino de literaturaUma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe.Universidade Federal de Goiás2011-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/1360910.5216/sig.v22i2.13609Signótica; Vol. 22 No. 2 (2010); 277 - 307Signótica; v. 22 n. 2 (2010); 277 - 3072316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609/8736Oliveira, Eliana Kefalásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-08T13:14:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/13609Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:08.024288Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
title |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
spellingShingle |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura Oliveira, Eliana Kefalás |
title_short |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
title_full |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
title_fullStr |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
title_sort |
Leitura, voz e performance no ensino de literatura |
author |
Oliveira, Eliana Kefalás |
author_facet |
Oliveira, Eliana Kefalás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eliana Kefalás |
description |
Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária nãosomente de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que oato de ler em voz alta seja tomado como performance, como movimento desentidos. O desafio, neste texto, é o de nos debruçarmos sobre um conjunto dereflexões acerca do ensino da literatura e da leitura, tomando-os como lugar detransformação e de desestruturação do sujeito. Para se experimentar um texto,é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, poroutro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609 10.5216/sig.v22i2.13609 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v22i2.13609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/13609/8736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 22 No. 2 (2010); 277 - 307 Signótica; v. 22 n. 2 (2010); 277 - 307 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875045054480384 |