CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Carolina Valença
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, Cássia Cristina dos Santos, Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de, Padilha, Maria Auxiliadora Soares, Silva, Everson Melquíades Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305
Resumo: Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito.
id UFG-9_044247a9d253c15ffa4fa7ac52d3c926
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17305
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730510.5216/rpp.v9i2.17305Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 120-1392178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305/10392Azevedo, Carolina ValençaFerreira, Cássia Cristina dos SantosOliveira, Priscila Ellen Tabosa dePadilha, Maria Auxiliadora SoaresSilva, Everson Melquíades Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
title CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
spellingShingle CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
Azevedo, Carolina Valença
title_short CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
title_full CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
title_fullStr CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
title_full_unstemmed CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
title_sort CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
author Azevedo, Carolina Valença
author_facet Azevedo, Carolina Valença
Ferreira, Cássia Cristina dos Santos
Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Silva, Everson Melquíades Araújo
author_role author
author2 Ferreira, Cássia Cristina dos Santos
Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Silva, Everson Melquíades Araújo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Carolina Valença
Ferreira, Cássia Cristina dos Santos
Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Silva, Everson Melquíades Araújo
description Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305
10.5216/rpp.v9i2.17305
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i2.17305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305/10392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 120-139
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329302941696