CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito. |
id |
UFG-9_044247a9d253c15ffa4fa7ac52d3c926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17305 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1730510.5216/rpp.v9i2.17305Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 120-1392178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305/10392Azevedo, Carolina ValençaFerreira, Cássia Cristina dos SantosOliveira, Priscila Ellen Tabosa dePadilha, Maria Auxiliadora SoaresSilva, Everson Melquíades Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
title |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
spellingShingle |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? Azevedo, Carolina Valença |
title_short |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
title_full |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
title_fullStr |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
title_full_unstemmed |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
title_sort |
CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação? |
author |
Azevedo, Carolina Valença |
author_facet |
Azevedo, Carolina Valença Ferreira, Cássia Cristina dos Santos Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de Padilha, Maria Auxiliadora Soares Silva, Everson Melquíades Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Cássia Cristina dos Santos Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de Padilha, Maria Auxiliadora Soares Silva, Everson Melquíades Araújo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Carolina Valença Ferreira, Cássia Cristina dos Santos Oliveira, Priscila Ellen Tabosa de Padilha, Maria Auxiliadora Soares Silva, Everson Melquíades Araújo |
description |
Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305 10.5216/rpp.v9i2.17305 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i2.17305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17305/10392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 120-139 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329302941696 |