A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA: ESCOLAS NORMAIS EM MINAS GERAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33678 |
Resumo: | Este artigo discute a organização da escola normal nas primeiras décadas republicanas, no contexto de demandas por reformas educacionais concernentes às necessidades de formação do cidadão, de expansão do ensino primário, de organização da república brasileira e de definição da cidadania republicana. Estes temas são analisados levando em consideração a estrutura federalista das reformas educacionais, com destaque para Minas Gerais, salientando a dimensão das politicas locais na execução das reformas. Para a investigação utilizou-se da legislação e impressos. Constatou-se que apesar das demandas por reformas no ensino se pautarem na necessidade de homogeneização cultural, este objetivo não se realizou, seja pela ausência de um projeto nacional seja pelas deficiências das políticas locais, o que pode ser observado na oferta escolar desigual pelos tipos de escola primária e de níveis de formação docente. |
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A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA: ESCOLAS NORMAIS EM MINAS GERAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICAEste artigo discute a organização da escola normal nas primeiras décadas republicanas, no contexto de demandas por reformas educacionais concernentes às necessidades de formação do cidadão, de expansão do ensino primário, de organização da república brasileira e de definição da cidadania republicana. Estes temas são analisados levando em consideração a estrutura federalista das reformas educacionais, com destaque para Minas Gerais, salientando a dimensão das politicas locais na execução das reformas. Para a investigação utilizou-se da legislação e impressos. Constatou-se que apesar das demandas por reformas no ensino se pautarem na necessidade de homogeneização cultural, este objetivo não se realizou, seja pela ausência de um projeto nacional seja pelas deficiências das políticas locais, o que pode ser observado na oferta escolar desigual pelos tipos de escola primária e de níveis de formação docente.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3367810.5216/rpp.v12i2.33678Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 209-2302178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33678/17811Veiga, Cynthia Greiveinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T13:51:57ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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