HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kulnig, Rita de Cássia Mitle
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Feldberg, Sílvia Cristina de Freitas, Vasconcelos, Elaine Cristina, Oliveira, Liara Rodrigues de, Siccherino, Luciene Aparecida Felipe, Paludeto, Simone, Maluf, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14060
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas de ensino da linguagem escrita que professoras alfabetizadoras consideram como geradoras de bons resultados na aprendizagem, bem como verificar em que medida essas práticas são consistentes com o enfoque metalinguístico da alfabetização. A análise das quatorze entrevistas realizadas foi feita por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os resultados encontrados apontaram relatos de atividades de sensibilização à linguagem escrita, de avaliação de etapas de aprendizagem e de ensino específico de habilidades de leitura e escrita. Concluiu-se que em relação à terceira categoria de atividades, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da consciência fonológica foram as mais citadas pelas professoras. Também foram mencionadas atividades que estimulam a reflexão metalinguística lexical e sintática. O estudo aponta para a necessidade de realização de pesquisas mais sistemáticas que se aprofundem no conhecimento das práticas mais efetivas para o favorecimento da aprendizagem da leitura e da escrita.
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