HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14060 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas de ensino da linguagem escrita que professoras alfabetizadoras consideram como geradoras de bons resultados na aprendizagem, bem como verificar em que medida essas práticas são consistentes com o enfoque metalinguístico da alfabetização. A análise das quatorze entrevistas realizadas foi feita por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os resultados encontrados apontaram relatos de atividades de sensibilização à linguagem escrita, de avaliação de etapas de aprendizagem e de ensino específico de habilidades de leitura e escrita. Concluiu-se que em relação à terceira categoria de atividades, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da consciência fonológica foram as mais citadas pelas professoras. Também foram mencionadas atividades que estimulam a reflexão metalinguística lexical e sintática. O estudo aponta para a necessidade de realização de pesquisas mais sistemáticas que se aprofundem no conhecimento das práticas mais efetivas para o favorecimento da aprendizagem da leitura e da escrita. |
id |
UFG-9_c7f56af2fa0ddceacae9e482266a68f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/14060 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORASEsta pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas de ensino da linguagem escrita que professoras alfabetizadoras consideram como geradoras de bons resultados na aprendizagem, bem como verificar em que medida essas práticas são consistentes com o enfoque metalinguístico da alfabetização. A análise das quatorze entrevistas realizadas foi feita por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os resultados encontrados apontaram relatos de atividades de sensibilização à linguagem escrita, de avaliação de etapas de aprendizagem e de ensino específico de habilidades de leitura e escrita. Concluiu-se que em relação à terceira categoria de atividades, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da consciência fonológica foram as mais citadas pelas professoras. Também foram mencionadas atividades que estimulam a reflexão metalinguística lexical e sintática. O estudo aponta para a necessidade de realização de pesquisas mais sistemáticas que se aprofundem no conhecimento das práticas mais efetivas para o favorecimento da aprendizagem da leitura e da escrita.Universidade Federal de Catalão2011-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/force-downloadhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1406010.5216/rpp.v8i2.14060Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 74-912178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14060/8881Kulnig, Rita de Cássia MitleFeldberg, Sílvia Cristina de FreitasVasconcelos, Elaine CristinaOliveira, Liara Rodrigues deSiccherino, Luciene Aparecida FelipePaludeto, SimoneMaluf, Maria Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-10T14:19:21Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/14060Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2011-08-10T14:19:21Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
title |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
spellingShingle |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS Kulnig, Rita de Cássia Mitle |
title_short |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
title_full |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
title_fullStr |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
title_full_unstemmed |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
title_sort |
HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
author |
Kulnig, Rita de Cássia Mitle |
author_facet |
Kulnig, Rita de Cássia Mitle Feldberg, Sílvia Cristina de Freitas Vasconcelos, Elaine Cristina Oliveira, Liara Rodrigues de Siccherino, Luciene Aparecida Felipe Paludeto, Simone Maluf, Maria Regina |
author_role |
author |
author2 |
Feldberg, Sílvia Cristina de Freitas Vasconcelos, Elaine Cristina Oliveira, Liara Rodrigues de Siccherino, Luciene Aparecida Felipe Paludeto, Simone Maluf, Maria Regina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kulnig, Rita de Cássia Mitle Feldberg, Sílvia Cristina de Freitas Vasconcelos, Elaine Cristina Oliveira, Liara Rodrigues de Siccherino, Luciene Aparecida Felipe Paludeto, Simone Maluf, Maria Regina |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas de ensino da linguagem escrita que professoras alfabetizadoras consideram como geradoras de bons resultados na aprendizagem, bem como verificar em que medida essas práticas são consistentes com o enfoque metalinguístico da alfabetização. A análise das quatorze entrevistas realizadas foi feita por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os resultados encontrados apontaram relatos de atividades de sensibilização à linguagem escrita, de avaliação de etapas de aprendizagem e de ensino específico de habilidades de leitura e escrita. Concluiu-se que em relação à terceira categoria de atividades, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da consciência fonológica foram as mais citadas pelas professoras. Também foram mencionadas atividades que estimulam a reflexão metalinguística lexical e sintática. O estudo aponta para a necessidade de realização de pesquisas mais sistemáticas que se aprofundem no conhecimento das práticas mais efetivas para o favorecimento da aprendizagem da leitura e da escrita. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14060 10.5216/rpp.v8i2.14060 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14060 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i2.14060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14060/8881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/force-download |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 74-91 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033474007040 |