A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação. |
id |
UFG-9_374d01e29e7330777672589a0eb27dbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26998 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICAO presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2699810.5216/rpp.v11i1.26998Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 68-852178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998/15416Nazário Cardoso, VivianeCristina Richter, AnaFernandez Vaz, AlexandreJosé Bassani, Jaisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-24T18:18:39ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Nazário Cardoso, Viviane |
title_short |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Nazário Cardoso, Viviane |
author_facet |
Nazário Cardoso, Viviane Cristina Richter, Ana Fernandez Vaz, Alexandre José Bassani, Jaison |
author_role |
author |
author2 |
Cristina Richter, Ana Fernandez Vaz, Alexandre José Bassani, Jaison |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nazário Cardoso, Viviane Cristina Richter, Ana Fernandez Vaz, Alexandre José Bassani, Jaison |
description |
O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998 10.5216/rpp.v11i1.26998 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v11i1.26998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998/15416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 68-85 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329364807680 |