A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazário Cardoso, Viviane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cristina Richter, Ana, Fernandez Vaz, Alexandre, José Bassani, Jaison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.
id UFG-9_374d01e29e7330777672589a0eb27dbf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26998
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICAO presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2699810.5216/rpp.v11i1.26998Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 68-852178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998/15416Nazário Cardoso, VivianeCristina Richter, AnaFernandez Vaz, AlexandreJosé Bassani, Jaisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-24T18:18:39ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Nazário Cardoso, Viviane
title_short A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Nazário Cardoso, Viviane
author_facet Nazário Cardoso, Viviane
Cristina Richter, Ana
Fernandez Vaz, Alexandre
José Bassani, Jaison
author_role author
author2 Cristina Richter, Ana
Fernandez Vaz, Alexandre
José Bassani, Jaison
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazário Cardoso, Viviane
Cristina Richter, Ana
Fernandez Vaz, Alexandre
José Bassani, Jaison
description O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998
10.5216/rpp.v11i1.26998
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i1.26998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/26998/15416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 1 (2013): Poíesis Pedagógica; 68-85
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329364807680