A CONSTRUÇÃO DE INVENTÁRIO E A INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS: A EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35976 |
Resumo: | Este artigo propõe analisar os resultados de uma pesquisa realizada na UniversidadeFederal de Alagoas, que teve como objetivo principal elaborar um inventário do acervo doscursos de Ciências Humanas da Universidade entre os anos de 1950 a 1990. A identificação,descrição e interpretação dos documentos são fundamentais para que outros pesquisadorespossam realizar novos trabalhos, além de contribuir para o acervo em si e para pesquisasinteressadas na História da Educação no Brasil. A nossa base teórica se encontra nos estudosda Nova História, especificamente na História Cultural, na medida em que tomamos osdocumentos investigados como elementos essenciais para estudar as ações educativasinscritas nas culturas dos sujeitos que passaram pela Universidade. Por meio do inventáriorealizado, compreendemos que o ensino vivido na instituição estava dissociado da pesquisa eda extensão, tanto no período inicial da criação da Universidade, quanto posteriormente. |
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A CONSTRUÇÃO DE INVENTÁRIO E A INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS: A EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASEste artigo propõe analisar os resultados de uma pesquisa realizada na UniversidadeFederal de Alagoas, que teve como objetivo principal elaborar um inventário do acervo doscursos de Ciências Humanas da Universidade entre os anos de 1950 a 1990. A identificação,descrição e interpretação dos documentos são fundamentais para que outros pesquisadorespossam realizar novos trabalhos, além de contribuir para o acervo em si e para pesquisasinteressadas na História da Educação no Brasil. A nossa base teórica se encontra nos estudosda Nova História, especificamente na História Cultural, na medida em que tomamos osdocumentos investigados como elementos essenciais para estudar as ações educativasinscritas nas culturas dos sujeitos que passaram pela Universidade. Por meio do inventáriorealizado, compreendemos que o ensino vivido na instituição estava dissociado da pesquisa eda extensão, tanto no período inicial da criação da Universidade, quanto posteriormente.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597610.5216/rpp.v13i1.35976Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 66-862178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35976/18637Amorim, Roseane Maria deCardoso, Lílian Barbara Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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Este artigo propõe analisar os resultados de uma pesquisa realizada na UniversidadeFederal de Alagoas, que teve como objetivo principal elaborar um inventário do acervo doscursos de Ciências Humanas da Universidade entre os anos de 1950 a 1990. A identificação,descrição e interpretação dos documentos são fundamentais para que outros pesquisadorespossam realizar novos trabalhos, além de contribuir para o acervo em si e para pesquisasinteressadas na História da Educação no Brasil. A nossa base teórica se encontra nos estudosda Nova História, especificamente na História Cultural, na medida em que tomamos osdocumentos investigados como elementos essenciais para estudar as ações educativasinscritas nas culturas dos sujeitos que passaram pela Universidade. Por meio do inventáriorealizado, compreendemos que o ensino vivido na instituição estava dissociado da pesquisa eda extensão, tanto no período inicial da criação da Universidade, quanto posteriormente. |
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