A CONSTRUÇÃO DE INVENTÁRIO E A INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS: A EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Roseane Maria de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Lílian Barbara Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35976
Resumo: Este artigo propõe analisar os resultados de uma pesquisa realizada na UniversidadeFederal de Alagoas, que teve como objetivo principal elaborar um inventário do acervo doscursos de Ciências Humanas da Universidade entre os anos de 1950 a 1990. A identificação,descrição e interpretação dos documentos são fundamentais para que outros pesquisadorespossam realizar novos trabalhos, além de contribuir para o acervo em si e para pesquisasinteressadas na História da Educação no Brasil. A nossa base teórica se encontra nos estudosda Nova História, especificamente na História Cultural, na medida em que tomamos osdocumentos investigados como elementos essenciais para estudar as ações educativasinscritas nas culturas dos sujeitos que passaram pela Universidade. Por meio do inventáriorealizado, compreendemos que o ensino vivido na instituição estava dissociado da pesquisa eda extensão, tanto no período inicial da criação da Universidade, quanto posteriormente.
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