NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais. |
id |
UFG-9_5d2f84a32331de0539efad27f44f4a15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12179 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1217910.5216/rpp.v8i1.12179Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 158-1712178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179/8079Oliveira, Vânia Rocha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T13:31:02ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
title |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
spellingShingle |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO Oliveira, Vânia Rocha de |
title_short |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
title_full |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
title_fullStr |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
title_sort |
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO |
author |
Oliveira, Vânia Rocha de |
author_facet |
Oliveira, Vânia Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vânia Rocha de |
description |
O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179 10.5216/rpp.v8i1.12179 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i1.12179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179/8079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 158-171 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328842616832 |