NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vânia Rocha de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179
Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.
id UFG-9_5d2f84a32331de0539efad27f44f4a15
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12179
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1217910.5216/rpp.v8i1.12179Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 158-1712178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179/8079Oliveira, Vânia Rocha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-18T13:31:02ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
title NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
spellingShingle NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
Oliveira, Vânia Rocha de
title_short NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
title_full NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
title_fullStr NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
title_sort NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO
author Oliveira, Vânia Rocha de
author_facet Oliveira, Vânia Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vânia Rocha de
description O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179
10.5216/rpp.v8i1.12179
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i1.12179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179/8079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 1 (2010): Poíesis Pedagógica; 158-171
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328842616832