Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, André Manuel Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36079
Resumo: O presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos.
id RCAP_e14ca486d802266676d3bd3f5ca51081
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagemCentro de Apoio à AprendizagemSucesso educativoTrabalho colaborativoLearning Support CenterEducational successCollaborative workO presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos.This project was developed in the master’s degree of the course ‘School’s Management and Administration’. It was focused on a investigation about the implementation of a Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) (Learning Helpdesk, or LH) as a “structure of Human Resources and material support, of school knowledge and skills” and it occurred in a high school. We used a hand-on approach and established a main question:’How was the Learning Helpdesk(LH) as a tool to improve the educational success of the students?’ Through a process, which was legally expected, on the basis of a literature revision regarding cooperation and educational success since the LH is founded on those principals. Based on the results, we can agree that the cooperation between teaching staff is key to guarantee the efficiency of the LH skills and reach the ultimate goal which is educational and performance success of the students.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumClaro, André Manuel Borges2021-03-31T10:47:49Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36079TID:202662780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:40.215924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
title Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
spellingShingle Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
Claro, André Manuel Borges
Centro de Apoio à Aprendizagem
Sucesso educativo
Trabalho colaborativo
Learning Support Center
Educational success
Collaborative work
title_short Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
title_full Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
title_fullStr Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
title_full_unstemmed Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
title_sort Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
author Claro, André Manuel Borges
author_facet Claro, André Manuel Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, André Manuel Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Apoio à Aprendizagem
Sucesso educativo
Trabalho colaborativo
Learning Support Center
Educational success
Collaborative work
topic Centro de Apoio à Aprendizagem
Sucesso educativo
Trabalho colaborativo
Learning Support Center
Educational success
Collaborative work
description O presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31T10:47:49Z
2021-02
2021-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36079
TID:202662780
url http://hdl.handle.net/10400.26/36079
identifier_str_mv TID:202662780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135386065174528