Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36079 |
Resumo: | O presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos. |
id |
RCAP_e14ca486d802266676d3bd3f5ca51081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagemCentro de Apoio à AprendizagemSucesso educativoTrabalho colaborativoLearning Support CenterEducational successCollaborative workO presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos.This project was developed in the master’s degree of the course ‘School’s Management and Administration’. It was focused on a investigation about the implementation of a Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) (Learning Helpdesk, or LH) as a “structure of Human Resources and material support, of school knowledge and skills” and it occurred in a high school. We used a hand-on approach and established a main question:’How was the Learning Helpdesk(LH) as a tool to improve the educational success of the students?’ Through a process, which was legally expected, on the basis of a literature revision regarding cooperation and educational success since the LH is founded on those principals. Based on the results, we can agree that the cooperation between teaching staff is key to guarantee the efficiency of the LH skills and reach the ultimate goal which is educational and performance success of the students.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumClaro, André Manuel Borges2021-03-31T10:47:49Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36079TID:202662780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:40.215924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
title |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
spellingShingle |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem Claro, André Manuel Borges Centro de Apoio à Aprendizagem Sucesso educativo Trabalho colaborativo Learning Support Center Educational success Collaborative work |
title_short |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
title_full |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
title_fullStr |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
title_sort |
Centro de apoio para a aprendizagem: recurso organizacional de apoio à aprendizagem |
author |
Claro, André Manuel Borges |
author_facet |
Claro, André Manuel Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, António Ângelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, André Manuel Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de Apoio à Aprendizagem Sucesso educativo Trabalho colaborativo Learning Support Center Educational success Collaborative work |
topic |
Centro de Apoio à Aprendizagem Sucesso educativo Trabalho colaborativo Learning Support Center Educational success Collaborative work |
description |
O presente trabalho decorreu no âmbito do mestrado em Gestão e Administração de Escolas e centrou-se numa investigação sobre a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto “estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola” e decorreu numa escola secundária. Recorreu-se à metodologia de Investigação - Ação e estabeleceu-se como questão orientadora: Como implementou a escola o Centro de Apoio à Aprendizagem de forma a contribuir para o sucesso educativo dos alunos? A partir de um processo que estava legalmente previsto, tendo por base uma revisão de literatura sobre sucesso educativo e trabalho colaborativo uma vez que o CAA se alicerça nestes domínios. A análise dos resultados permite afirmar que o trabalho colaborativo entre docentes é fundamental para garantir eficácia das diferentes valências que constituem o CAA e atingir-se o seu fim último que é o sucesso educativo dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-31T10:47:49Z 2021-02 2021-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36079 TID:202662780 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36079 |
identifier_str_mv |
TID:202662780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135386065174528 |