A (des)judicialização da Educação Especial em Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55245 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as decisões proferidas pelo Tribunal Justiça do Estado de Goiás no tocante ao acesso e permanência de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na Educação Básica. Para compreensão do movimento de acesso ao judiciário para busca de direitos referentes à educação especial, a metodologia utilizada pautou-se na pesquisa documental e bibliográfica, a fim de empreender uma reflexão sobre a forma como o poder judiciário, ao longo do tempo interviu impondo sua decisão no cenário educacional. Tal análise foi norteada a partir das decisões judiciais já proferidas no estado de Goiás, no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016 e amparou-se, sobretudo, nos seguintes autores: Sahb (2003), Cury (2010) e Medeiros (2006). Os dados apontam para um movimento de (des)judicialização já que um número pequeno de ações foi encontrado. Observou-se também um redirecionamento para o Judiciário de resolução de situações referentes a questões administrativas e que pouco expressam a materialização de direitos. |
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A (des)judicialização da Educação Especial em GoiásEste artigo tem como objetivo analisar as decisões proferidas pelo Tribunal Justiça do Estado de Goiás no tocante ao acesso e permanência de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na Educação Básica. Para compreensão do movimento de acesso ao judiciário para busca de direitos referentes à educação especial, a metodologia utilizada pautou-se na pesquisa documental e bibliográfica, a fim de empreender uma reflexão sobre a forma como o poder judiciário, ao longo do tempo interviu impondo sua decisão no cenário educacional. Tal análise foi norteada a partir das decisões judiciais já proferidas no estado de Goiás, no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016 e amparou-se, sobretudo, nos seguintes autores: Sahb (2003), Cury (2010) e Medeiros (2006). Os dados apontam para um movimento de (des)judicialização já que um número pequeno de ações foi encontrado. Observou-se também um redirecionamento para o Judiciário de resolução de situações referentes a questões administrativas e que pouco expressam a materialização de direitos.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5524510.5216/rpp.v17i1.55245Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 13-282178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55245/35080Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares do Amaral, CláudiaOliveira, Ana Carla de2020-07-24T12:30:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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