A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barchinski, Karen Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540
Resumo: O contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas.
id UFG-9_67299feee933e7fbe8266fb72bbbcecc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55540
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICASO contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5554010.5216/rpp.v16i1.55540Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 87-1022178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540/26748Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarchinski, Karen CardosoBackes, Luciana2018-12-07T17:20:22ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
title A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
spellingShingle A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
Barchinski, Karen Cardoso
title_short A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
title_full A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
title_fullStr A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
title_full_unstemmed A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
title_sort A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
author Barchinski, Karen Cardoso
author_facet Barchinski, Karen Cardoso
Backes, Luciana
author_role author
author2 Backes, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barchinski, Karen Cardoso
Backes, Luciana
description O contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540
10.5216/rpp.v16i1.55540
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.55540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540/26748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 87-102
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329840861184