A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540 |
Resumo: | O contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas. |
id |
UFG-9_67299feee933e7fbe8266fb72bbbcecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55540 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICASO contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5554010.5216/rpp.v16i1.55540Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 87-1022178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540/26748Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarchinski, Karen CardosoBackes, Luciana2018-12-07T17:20:22ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
title |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
spellingShingle |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS Barchinski, Karen Cardoso |
title_short |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
title_full |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
title_fullStr |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
title_full_unstemmed |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
title_sort |
A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS |
author |
Barchinski, Karen Cardoso |
author_facet |
Barchinski, Karen Cardoso Backes, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Backes, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barchinski, Karen Cardoso Backes, Luciana |
description |
O contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540 10.5216/rpp.v16i1.55540 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i1.55540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55540/26748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 87-102 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329840861184 |