O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidt, Paulino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974
Resumo: Nas frentes agrícolas das antigas colônias de imigração alemã dos séculos XIX eXX do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se formou um modelo educacionaldesvinculado da estrutura do Estado. Povos isolados geográfica e culturalmente, através deações coletivas, instalaram e mantiveram um modelo comunitário de Educação. Os núcleosforam projetados para acolher todas as formas associativas da comunidade (Igreja, clubes,escola, cemitério e áreas de lazer). Em meio à selva, onde a sobrevivência só foi possívelmediante a criação de um laço social horizontal, as 100 famílias, que em média compunhamuma comunidade, construíram a escola, contratavam e pagavam seu professor e estabeleciamações pedagógicas e conteúdos programáticos para seus filhos. O controle das engrenagensadministrativas e as bases filosóficas e ideológicas da educação invariavelmente eramassumidos pela comunidade escolar. O Mestre único, problematizador, aproveitava acuriosidade epistemológica dos filhos de camponeses e através da ação pedagógica adaptava oconteúdo escolar aos saberes dos educandos. A presença do Estado, o nacionalismo, a entradamais agressiva do capitalismo destituiu este modelo escolar na segunda metade do século XX,impondo um currículo unificado e uma ação pedagógica verticalizada.
id UFG-9_7e96738d31e108e29a1828ceb9473875
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35974
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINANas frentes agrícolas das antigas colônias de imigração alemã dos séculos XIX eXX do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se formou um modelo educacionaldesvinculado da estrutura do Estado. Povos isolados geográfica e culturalmente, através deações coletivas, instalaram e mantiveram um modelo comunitário de Educação. Os núcleosforam projetados para acolher todas as formas associativas da comunidade (Igreja, clubes,escola, cemitério e áreas de lazer). Em meio à selva, onde a sobrevivência só foi possívelmediante a criação de um laço social horizontal, as 100 famílias, que em média compunhamuma comunidade, construíram a escola, contratavam e pagavam seu professor e estabeleciamações pedagógicas e conteúdos programáticos para seus filhos. O controle das engrenagensadministrativas e as bases filosóficas e ideológicas da educação invariavelmente eramassumidos pela comunidade escolar. O Mestre único, problematizador, aproveitava acuriosidade epistemológica dos filhos de camponeses e através da ação pedagógica adaptava oconteúdo escolar aos saberes dos educandos. A presença do Estado, o nacionalismo, a entradamais agressiva do capitalismo destituiu este modelo escolar na segunda metade do século XX,impondo um currículo unificado e uma ação pedagógica verticalizada.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597410.5216/rpp.v13i1.35974Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 33-492178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974/18635Eidt, Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
title O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
spellingShingle O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
Eidt, Paulino
title_short O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
title_full O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
title_fullStr O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
title_sort O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
author Eidt, Paulino
author_facet Eidt, Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidt, Paulino
description Nas frentes agrícolas das antigas colônias de imigração alemã dos séculos XIX eXX do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se formou um modelo educacionaldesvinculado da estrutura do Estado. Povos isolados geográfica e culturalmente, através deações coletivas, instalaram e mantiveram um modelo comunitário de Educação. Os núcleosforam projetados para acolher todas as formas associativas da comunidade (Igreja, clubes,escola, cemitério e áreas de lazer). Em meio à selva, onde a sobrevivência só foi possívelmediante a criação de um laço social horizontal, as 100 famílias, que em média compunhamuma comunidade, construíram a escola, contratavam e pagavam seu professor e estabeleciamações pedagógicas e conteúdos programáticos para seus filhos. O controle das engrenagensadministrativas e as bases filosóficas e ideológicas da educação invariavelmente eramassumidos pela comunidade escolar. O Mestre único, problematizador, aproveitava acuriosidade epistemológica dos filhos de camponeses e através da ação pedagógica adaptava oconteúdo escolar aos saberes dos educandos. A presença do Estado, o nacionalismo, a entradamais agressiva do capitalismo destituiu este modelo escolar na segunda metade do século XX,impondo um currículo unificado e uma ação pedagógica verticalizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974
10.5216/rpp.v13i1.35974
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v13i1.35974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974/18635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 33-49
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329754877952