O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974 |
Resumo: | Nas frentes agrícolas das antigas colônias de imigração alemã dos séculos XIX eXX do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se formou um modelo educacionaldesvinculado da estrutura do Estado. Povos isolados geográfica e culturalmente, através deações coletivas, instalaram e mantiveram um modelo comunitário de Educação. Os núcleosforam projetados para acolher todas as formas associativas da comunidade (Igreja, clubes,escola, cemitério e áreas de lazer). Em meio à selva, onde a sobrevivência só foi possívelmediante a criação de um laço social horizontal, as 100 famílias, que em média compunhamuma comunidade, construíram a escola, contratavam e pagavam seu professor e estabeleciamações pedagógicas e conteúdos programáticos para seus filhos. O controle das engrenagensadministrativas e as bases filosóficas e ideológicas da educação invariavelmente eramassumidos pela comunidade escolar. O Mestre único, problematizador, aproveitava acuriosidade epistemológica dos filhos de camponeses e através da ação pedagógica adaptava oconteúdo escolar aos saberes dos educandos. A presença do Estado, o nacionalismo, a entradamais agressiva do capitalismo destituiu este modelo escolar na segunda metade do século XX,impondo um currículo unificado e uma ação pedagógica verticalizada. |
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O MESTRE ÚNICO: PROFESSOR COMUNITÁRIO NO OESTE DE SANTA CATARINANas frentes agrícolas das antigas colônias de imigração alemã dos séculos XIX eXX do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se formou um modelo educacionaldesvinculado da estrutura do Estado. Povos isolados geográfica e culturalmente, através deações coletivas, instalaram e mantiveram um modelo comunitário de Educação. Os núcleosforam projetados para acolher todas as formas associativas da comunidade (Igreja, clubes,escola, cemitério e áreas de lazer). Em meio à selva, onde a sobrevivência só foi possívelmediante a criação de um laço social horizontal, as 100 famílias, que em média compunhamuma comunidade, construíram a escola, contratavam e pagavam seu professor e estabeleciamações pedagógicas e conteúdos programáticos para seus filhos. O controle das engrenagensadministrativas e as bases filosóficas e ideológicas da educação invariavelmente eramassumidos pela comunidade escolar. O Mestre único, problematizador, aproveitava acuriosidade epistemológica dos filhos de camponeses e através da ação pedagógica adaptava oconteúdo escolar aos saberes dos educandos. A presença do Estado, o nacionalismo, a entradamais agressiva do capitalismo destituiu este modelo escolar na segunda metade do século XX,impondo um currículo unificado e uma ação pedagógica verticalizada.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597410.5216/rpp.v13i1.35974Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 33-492178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35974/18635Eidt, Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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